Impactes Ambientais

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02006381
Área Científica
Engenharia do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Química, Solos, Hidrologia, Recursos Hídricos, Hidráulica, Estatística, Ambiente e Sustentabilidade, Poluição do ar, hídrica e sonora, Planeamento Regional e Urbano.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais da temática desta unidade curricular e com resolução de alguns problemas práticos elucidativos que ajudem à compreensão da exposição teórica. Os alunos serão confrontados com exemplos ilustrativos e estudos de caso.

Resultados de Aprendizagem

Proporcionar ao aluno:

- A compreensão geral dos principais problemas ambientais associados a atividades antrópicas, nomeadamente obras de engenharia, e a área de intervenção da Engenharia do Ambiente;

- A compreensão da especificidade de impactes ambientais sectoriais e dos princípios e das metodologias fundamentais aplicados na sua identificação, predição, avaliação e minimização;

- A compreensão da importância da Avaliação de Impacte Ambiental e da Avaliação Ambiental Estratégica, e dos princípios, procedimentos e enquadramento legal e institucional relacionados com o desenvolvimento desses processos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução. Desafios e intervenção da engenharia do ambiente relacionados com os principais problemas ambientais de origem antrópica, nomeadamente associados a projetos de engenharia.

2. Impactes ambientais sectoriais. Princípios e metodologias fundamentais aplicados na identificação, predição, avaliação e minimização de impactes sectoriais. Âmbito de aplicação e escalas de impactes.

3. O processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) como instrumento de gestão e de política do ambiente: âmbito, objetivos, organização, principais fases e atividades em AIA. Enquadramento legal e institucional; princípios internacionais de AIA. Estudos de Impacte Ambiental. O papel de AIA no apoio à decisão sectorial, nomeadamente ao nível do planeamento, conceção, construção, operação e desativação de projetos.

5. A Avaliação Ambiental Estratégica de Planos e Programas.

6. Participação e gestão em equipas de trabalho multidisciplinares.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Isabel Mendes Leal Pereira Pedroso de Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

Canter, L.W., 1996. Environmental Impact Assessment, McGraw-Hill.

Carroll, B., T. Turpin, A. Boyden, A. Carroll, R. Thomas, 2009. Environmental impact assessment handbook, A practical guide for planners, developers and communities, 2nd ed., Thomas Telford Publishing.

DGOTDU, 2008. Guia da Avaliação Ambiental dos Planos Municipais de Ordenamento do Território. Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano. Documentos de Orientação 01/2008.

Glasson, J., R. Therivel, 2019. Introduction to Environmental Assessment. 5th ed., London: Routledge.

Kiely, G., 1999. Ingeniería Ambiental, McGraw-Hill.

Lee, C.C.; S.D. Lin, 2007. Handbook of Environmental Engineering Calculations. 2nd ed., McGraw Hill.

Partidário R., 2012. Guia de melhores práticas para Avaliação Ambiental Estratégica - orientações metodológicas para um pensamento estratégico em AAE. Agência Portuguesa do Ambiente.

Peavy, H.S., D.R. Rowe, G. Tchobanoglous, 1985. Environmental Engineering, McGraw-Hill.