Teoria e Metodologias do Património Cultural

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03021751
Área Científica
Humanidades e Património Cultural
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

n/a

Métodos de Ensino

A unidade curricular funcionará em regime de Seminário: apresentação de conteúdos, esclarecimentos de dúvidas e orientação de tarefas pelos professores; preparação, apresentação e debate de tarefas pelos estudantes. Haverá, ainda, conferências proferidas por especialistas convidados.

Resultados de Aprendizagem

Aprofundar os conhecimentos acerca das diversas etapas do processo de evolução e das correntes de estruturação das políticas e das práticas de património cultural; sobre modalidades de envolvimento das comunidades envolventes no funcionamento de instituições e organizações de tutela de património cultural; acerca de metodologias de investigação e de intervenção nos âmbitos da patrimonialização e da divulgação, da governação e da programação, da conservação e da reabilitação.

Aquisição de competências de investigação em património cultural e em políticas de memória; de análise das virtualidades, limitações e implicações de cada metodologia de intervenção no âmbito do património cultural; de concepção, concretização e avaliação de projectos de património cultural.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Colecções ou Gabinetes de Curiosidades e Monumentos.

2. "Civilização", Estados-Nação e património cultural.

3. Monumentos e Museus, Zonas de Protecção, Conservação e Restauro.

4. Sociedades e culturas, sistema de relações internacionais e regimes políticos, UNESCO e património

cultural.

5. Património cultural material e imaterial, Conservação e Reabilitação.

6. Património cultural e políticas de memória.

7. Metodologias de investigação e de intervenção nos âmbitos da patrimonialização e da divulgação, da governação e da programação, da conservação e da reabilitação.

8. Estudos de caso.

Docente(s) responsável(eis)

João Paulo Cabral de Almeida Avelãs Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Para além dos vectores obrigatórios de avaliação — trabalho de investigação bibliográfico-documental (15p. de texto e notas), recensão crítica (7p.), apresentação e discussão de tema —, apela-se à participação informal nas aulas, à elaboração de relatórios de observação, à organização de e à participação em conferências-debate, visitas de estudo, etc.: 100.0%

Bibliografia

GUILLAUME, Marc, A política do património (trad. do francês), Porto, Campo das Letras, 2003.

LACROIX, Michel, O princípio de Noé ou a ética da salvaguarda (trad. do francês), Lisboa, IP, 1999.

NUNES, João Paulo Avelãs, “Património cultural, museus e desenvolvimento: conceitos teóricos, políticas

públicas e “sociedade civil”, TEIXEIRA, Sidélia S. (Org.), Patrimônio e museus na contemporaneidade, Salvador, EDUFBA, 2016, p. 27-52.

SALDANHA, Sandra Costa, Coord. – Manual de Boas Práticas de Conservação Preventiva. Lisboa: SNBCI, 2020.

SANCHO QUEROL, Lorena e outros, “Born to be OPTI: a new model for participatory museum management”, Nordisk Museologi, nº 2, 2017, p. 105-123.

STRIKE, James, Architecture in conservation. Managing development at historic sites, Londres, Routledge, 1994.

TOMÉ, Miguel, Património e restauro em Portugal (1920-1995), Porto, FAUP Publicações, 2002.