Fundações
4
2015-2016
02006364
Geotecnia
Português
Presencial
Semestral
4.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Mecânica dos Solos I, Mecânica dos Solos II.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas com exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais relacionadas com o comportamento das fundações superficiais e profundas. São apresentados casos concretos dando-se relevo à execução dos ensaios in-situ e aos métodos construtivos de fundações. Resolução de problemas durante a exposição.
Aulas teórico-práticas em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, resolvam alguns dos exercícios que constam das fichas da disciplina.
Resultados de Aprendizagem
Expor os alunos aos conceitos fundamentais sobre a conceção e o dimensionamento de fundações superficiais e profundas. Inclui-se nestes conceitos a definição criteriosa da campanha de prospeção que suporta a decisão tomada. No final do semestre os alunos deverão ter adquirido competências na análise, conceção e projeto de fundações.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Prospeção
Ensaios In-Situ: amostragem; ensaios SPT, CPT, penetrómetros dinâmicos, corte rotativo, sísmico entre-furos, carga em placa, dilatómetro de Marcheti, pressiómetros.
2. Fundações superficiais
Tipologia; capacidade de carga; estimativa de assentamentos.
3. Fundações profundas
Técnicas construtivas; capacidade de carga de uma estaca isolada; ensaios de carga; ensaios de integridade; capacidade de carga de um grupo de estacas; assentamento de uma estaca isolada; assentamentos de grupos de estacas; estacas sob acções horizontais.
4. Patologias de fundações
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Miguel Cunha Matos Lopes Pinto
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Contínua
Mini Testes: 30.0%
Exame: 70.0%
Bibliografia
• Pinto, P.L. (2011) – Apontamentos sobre Fundações, DEC-FCTUC.
• Matos Fernandes, M. (2011) – Mecânica dos Solos – Introdução à Engenharia Geotécnica, vol. 2, Edições FEUP.
• Coduto, D.P. (2001), Foundation Design: Principles and Practices, 2nd ed., Prentice Hall.