Narrativas, Bioética, e Integridade na Investigação Científica

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044000
Área Científica
Ciências Naturais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Após a introdução e debate de conceitos fundamentais, a lecionação incidirá sobre a análise de estudos de caso, obtidos de situações reais, obras de ficção ou textos autobiográficos de vários tipos de intervenientes (cientistas em vários estádios da carreira, doentes, cuidadores, testemunhas). Parte deste material deverá ser estudado de forma autónoma, e depois debatido coletivamente.

O modelo em B-Learning permitirá a realização de módulos de treino disponíveis online, bem como a participação remota de docentes Nacionais e Internacionais e internacionais convidados.

Após a realização de diversos tipos de exercícios curtos a avaliação final será baseada num trabalho de revisão teórica (100%), de escolha livre dentre as temáticas do curso, e antecipadamente validado.

Resultados de Aprendizagem

Com este curso pretende-se que os alunos adquiram e consolidem noções de bioética aplicada a integridade na investigação científica, relevantes para atividade na área das ciências da naturais e da saúde. Pretende-se ainda introduzir a narrativa como ferramenta de humanização, reflexão e análise,  que permita avaliar, mediante a utilização de exemplos, quer a ação de investigadores, quer a sua relação com pares, alunos ou sujeitos envolvidos num trabalho ou estudo (como doentes, cuidadores ou habitantes de um determinado território).

Estágio(s)

Não

Programa

A Investigação Científica: Problemas, Modelos, Metodologias, Procedimentos, Vieses, Carreiras. Direitos e Deveres em diferentes fases da carreira. Do real ao ideal.

Princípios de Bioética Aplicados à Investigação Científica. Perspetiva histórica, escolas de pensamento, e aplicação à prática diária. A Importância do Enquadramento Institucional: Órgãos Responsáveis pelo Bem-Estar Animal, Comissões de Ética, Proteção de Dados.

O Código Europeu de Conduta para a Integridade da Investigação Científica. Exemplos de boas e de más práticas. Discussão de casos concretos com diferentes tipos de problemas que podem surgir ao longo de um trabalho de investigação.

A Importância da Narrativa no enquadramento da Investigação Científica. Conceitos de Ciência-Ficção e Medicina Narrativa.

A humanização da Investigação e a importância das experiências de diferentes intervenientes. A Medicina Narrativa enquanto elemento de Medicina de Precisão.

Docente(s) responsável(eis)

João Ramalho de Sousa Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação final será baseada num trabalho de revisão teórica (100%), de escolha livre dentre as temáticas do curso, e antecipadamente validado: 100.0%

Bibliografia

Arthur Frank (2013) The Wounded Storyteller: Body, Illness, and Ethics, Second Edition. The University of Chicago Press.

Helga Khuse (2015) Bioethics: An Anthology, 3rd edition. John Wiley and Sons

Luis Adriano Oliveira. Ética em Investigação Científica (2013). LIDEL.

Maria do Céu Patrão Neves e Maria da Graça Carvalho. Ética Aplicada Vol. XII: Investigação Científica (2018). Edições 70.

Rita Charon (2008) Narrative Medicine: Honoring the Stories of Illness (2008). Oxford University Press.

The European Code of Conduct for Research Integrity (Revised Edition) 2017. ALLEA - All European Academies, Berlin.