Economia Política Internacional

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02043982
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular combina exposição de alguns tópicos históricos e teóricos de economia política internacional com discussão coletiva de textos seminais da disciplina, preparando os estudantes para autonomamente poderem explorar os temas que considerem mais relevantes para os seus trabalhos futuros. Assim, a participação nas aulas e a elaboração de um trabalho individual serão as duas componentes da avaliação.   Avaliação: Trabalho de investigação (75%); Participação nas aulas (25%).  

Resultados de Aprendizagem

Promover a discussão crítica e historicamente informada sobre alguns momentos da evolução do capitalismo global, enfatizando as ligações entre ideias, forças sociais e transformações institucionais.

Ajudar a elaborar um mapa orientador que permita aos estudantes localizar alguns dos principais momentos e escolhas da história da economia política internacional, quer enquanto tradição intelectual plural, quer enquanto complexo multi-escalar de regras e relações de força no campo da provisão. 

Partindo do pressuposto de que não existe nada mais prático do que uma boa teoria, pretende-se promover a discussão de alguns dos textos fundadores das várias correntes que atravessam a disciplina, levando os estudantes a refletir sobre o contexto histórico em que as ideias se desenvolvem e sobre o seu poder transformador.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A economia política internacional enquanto história racionalizada: ideias, instituições e poderes em contexto histórico; os dois trilemas da economia política internacional;

2. Economias políticas hegemónicas e contra-hegemónicas no longo século XIX: liberalismos e imperialismos na expansão intensiva e extensiva do capitalismo; a reação política nacional entre mercantilismo e ‘realismo’; a emergência de uma economia política crítica como arma intelectual dos fracos;

3. Economias políticas hegemónicas e contra-hegemónicas no breve século XX: da crise do liberalismo ao liberalismo incrustado; da crise do liberalismo incrustado ao neoliberalismo;

4. Para lá do neoliberalismo? As economias políticas da globalização e da desglobalização em tempos de crise.

Docente(s) responsável(eis)

João Pedro Amaral Cabouco Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas aulas: 25.0%
Trabalho de investigação: 75.0%

Bibliografia

Clift, Ben (2014), Comparative Political Economy: States, Markets and Global Capitalism, London: MacMillan.

Eichengreen, Barry (2019), Globalizing Capital: A History of the International Monetary System - Third Edition, New Jersey: Princeton University Press. 

Frieden, Jeffry (2019), Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century, and Its Stumbles in the Twenty-first, New York: Norton.

Hulsemeyer, Alex (2010), International Political Economy: A Reader, Oxford: Oxford University Press.

Rodrik, Dani (2011), The Globalization Paradox, Oxford: Oxford University Press.

Tooze, Adam (2019), Crashed: How a Decade of Financial Crises Changed the World, London: Allen Lane.

Tooze, Adam (2021), Shutdown: How Covid Shook the World's Economy, London: Allen Lane.