Betão Armado II

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
02006325
Área Científica
Estruturas e Mecânica Estrutural
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Resistência de Materiais I, Resistência de Materiais II, Teoria das Estruturas I, Betão Armado I

Métodos de Ensino

Cada assunto da matéria da disciplina será exposto através da explicação teórica dos conceitos seguida de exemplificação de situações práticas onde esses conceitos são necessários. Serão resolvidos exemplos práticos. Serão também distribuídos outros exercícios práticos a ser resolvidos nas aulas pelos alunos com supervisão dos docentes. Os alunos terão também oportunidade de esclarecer dúvidas fora do período de aulas, no horário de atendimento dos docentes.

Resultados de Aprendizagem

Em relação a casos práticos de estruturas de betão armado pretende-se que os alunos consigam melhorar as suas competências no sentido da identificação do sistema estrutural e das acções actuantes sobre essas estruturas. Pretende-se também que consigam fazer o dimensionamento e a análise de elementos específicos, nomeadamente, pilares, lajes e fundações. Para o efeito terão que se familiarizar com normas e regulamentos que contenham aspectos específicos relativamente ao projecto de pilares, lajes, fundações, tantos os documentos respeitantes à definição dos materiais, como aos da definição das acções actuantes, como ainda aos correspondentes ao cálculo estrutural e execução de estruturas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Pilares de betão armado. Pilares sob flexão composta. Comportamento de elementos esbeltos. Efeitos de segunda ordem. Estado Limite Último de Encurvadura. Estruturas em Pórtico. Flexão Desviada. Dimensionamento de pilares e disposições construtivas.

2. Lajes de betão armado. Teoria da elasticidade. Equação de Lagrange e Condições de Fronteira. Teoria da Plasticidade. Método de Hillerborg e Método das Linhas de Rotura. Lajes fungiformes. Punçoamento. Dimensionamento de lajes e disposições construtivas.

3. Muros de suporte em betão armado

4. Fundações de estruturas de betão armado.

Docente(s) responsável(eis)

Sérgio Manuel Rodrigues Lopes

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
2 testes de frequência : 100.0%

Bibliografia

Fabre, R. J., et al, Dimensionnement des structures en béton – dalles, murs, colonnes et fondations, Traité de Génie Civil, Lausanne, 1990.

Leonhardt, F. , Construções de Concreto, Editora Interciência (6 Vols.)

Montoya, Meseguer, Moran, Hormigon Armado, Gustavo Gili, Barcelona.

Nawy, E. G. , Reinforced concrete: a fundamental approach, Prentice Hall, 2009.