Revisões Sistemáticas e Meta-Análise em Ecologia

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042266
Área Científica
Ciências do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O curso compreende 2 semanas de trabalho presencial e 2 de trabalho autónomo. As semanas de trabalho presencial estão estruturadas em 2 componentes: uma componente teórica (manhãs) com apresentação de conceitos e exemplos e uma componente prática (tardes) em que os/as estudantes colocam em prática os conceitos e usam os programas apresentados desenvolvendo exercícios individuais (p.ex. pesquisa bibliográfica, extracção de dados, cálculo de tamanho de efeito) e em grupo (i.e. meta-análise com base em matriz fornecida), sob supervisão para esclarecimento de dúvidas e garantir que há aquisição e aplicação dos conhecimentos. A avaliação baseia-se na apresentação oral da meta-análise realizada (0–20 valores; pond. 60%). As semanas de trabalho autónomo são dedicadas à escrita do relatório, com interação online. A avaliação baseia-se no relatório (0–20 valores; pond. 40%). Classificação final é obtida pela média das classificações; são aprovados estudantes com o mínimo de 10 valores.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo geral da unidade curricular ‘Revisões Sistemáticas e Meta-análise em Ecologia’ é disseminar o uso da meta-análise em ecologia dotando os/as estudantes de ferramentas que lhes permitam avaliar a qualidade das meta-análises, interpretar os seus resultados, e realizar meta-análises de alta qualidade. As competências a desenvolver incluem: (i) Perceber quando usar os diferentes tipos de revisão da literatura, (ii) Selecção de questões que possam ser respondidas por meta-análise, identificação das hipóteses a testar e selecção de moderadores. (iii) Realização de pesquisa bibliográfica sistemática. (iv) Extracção de dados dos estudos primários e construção de uma matriz de meta-análise. (v) Realização de uma meta-análise com recurso a programa próprio. (vi) Interpretação dos resultados de uma meta-análise. (vii) Apresentação de uma meta-análise. (viii) Avaliação da qualidade de uma meta-análise.

Estágio(s)

Não

Programa

Tipos de revisões da literatura; Revisão sistemática (incluindo Mapas sistemáticos); Meta-análise overview; Identificação da questão ou hipótese a responder ou testar com meta-análise; Pesquisa bibliográfica sistemática; Selecção de estudos primários com base em critérios de inclusão/exclusão; Avaliação da qualidade dos estudos primários; Tipos de dados em ecologia; Extracção de dados dos estudos primários e construção de uma matriz de meta-análise; Tamanho de efeito e precisão; Tamanho de efeito global; Modelos de efeito fixo e de efeitos aleatórios; Forest plot; Viés de publicação; Heterogeneidade; Moderadores; Análise de subgrupos; Meta-regressão; Análise de sensibilidade; Meta-análise cumulativa; Reportar uma meta-análise; Críticas à meta-análise; Qualidade da meta-análise; Meta-análise em estudos experimentais; Programas e Bibliografia.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório: 40.0%
Apresentação oral da meta-análise realizada : 60.0%

Bibliografia

Borenstein M., Hedges L.V., Higgins J.P.T. & Rothstein H.R. 2009. Introduction to Meta-Analysis. John Wiley & Sons, Ltd, Chichester

Ferreira V., Castagneyrol B., Koricheva J., ... & Graça M.A.S. 2015. Biol Rev 90:669–688

Foo Y.Z., O’Dea R.E., Koricheva J., … & Lagisz M. 2021. Meth Ecol Evol 12:9

Gurevitch J., Koricheva J., Nakagawa S. & Stewart G. 2018. Nature 555:175–182

Haddaway N.R., Bernes C., Jonsson B.G. & Hedlund K. 2016. Ambio 45:613–620

Haddaway N.R., Macura B., Whaley P. & Pullin A.S. 2018. Environ Evid 7:1–8

Koricheva J. Gurevitch J. & Mengersen K. 2013. Handbook of meta-analysis in ecology and evolution. Princeton University Press

Liberati A., Altman D.G., Tetzlaff J., ... & Moher D. 2009. J Cin Epidem 62:1-e34

Lodi S., Godoy B.S., Ortega J.C. & Bini L.M. 2021. Freshwat Biol 66:803–814

O'Dea R.E., Lagisz M., Jennions M.D.,... & Nakagawa S. 2021. Biol Rev 96:1695–1722

Wallace B.C., Lajeunesse M.J., Dietz G., ... & Gurevitch J. 2017. Meth Ecol Evol 8:941–947