Revisões Sistemáticas e Meta-Análise em Ecologia
1
2021-2022
02042266
Ciências do Ambiente
Português
Inglês
Presencial
6.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O curso compreende 2 semanas de trabalho presencial e 2 de trabalho autónomo. As semanas de trabalho presencial estão estruturadas em 2 componentes: uma componente teórica (manhãs) com apresentação de conceitos e exemplos e uma componente prática (tardes) em que os/as estudantes colocam em prática os conceitos e usam os programas apresentados desenvolvendo exercícios individuais (p.ex. pesquisa bibliográfica, extracção de dados, cálculo de tamanho de efeito) e em grupo (i.e. meta-análise com base em matriz fornecida), sob supervisão para esclarecimento de dúvidas e garantir que há aquisição e aplicação dos conhecimentos. A avaliação baseia-se na apresentação oral da meta-análise realizada (0–20 valores; pond. 60%). As semanas de trabalho autónomo são dedicadas à escrita do relatório, com interação online. A avaliação baseia-se no relatório (0–20 valores; pond. 40%). Classificação final é obtida pela média das classificações; são aprovados estudantes com o mínimo de 10 valores.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo geral da unidade curricular ‘Revisões Sistemáticas e Meta-análise em Ecologia’ é disseminar o uso da meta-análise em ecologia dotando os/as estudantes de ferramentas que lhes permitam avaliar a qualidade das meta-análises, interpretar os seus resultados, e realizar meta-análises de alta qualidade. As competências a desenvolver incluem: (i) Perceber quando usar os diferentes tipos de revisão da literatura, (ii) Selecção de questões que possam ser respondidas por meta-análise, identificação das hipóteses a testar e selecção de moderadores. (iii) Realização de pesquisa bibliográfica sistemática. (iv) Extracção de dados dos estudos primários e construção de uma matriz de meta-análise. (v) Realização de uma meta-análise com recurso a programa próprio. (vi) Interpretação dos resultados de uma meta-análise. (vii) Apresentação de uma meta-análise. (viii) Avaliação da qualidade de uma meta-análise.
Estágio(s)
NãoPrograma
Tipos de revisões da literatura; Revisão sistemática (incluindo Mapas sistemáticos); Meta-análise overview; Identificação da questão ou hipótese a responder ou testar com meta-análise; Pesquisa bibliográfica sistemática; Selecção de estudos primários com base em critérios de inclusão/exclusão; Avaliação da qualidade dos estudos primários; Tipos de dados em ecologia; Extracção de dados dos estudos primários e construção de uma matriz de meta-análise; Tamanho de efeito e precisão; Tamanho de efeito global; Modelos de efeito fixo e de efeitos aleatórios; Forest plot; Viés de publicação; Heterogeneidade; Moderadores; Análise de subgrupos; Meta-regressão; Análise de sensibilidade; Meta-análise cumulativa; Reportar uma meta-análise; Críticas à meta-análise; Qualidade da meta-análise; Meta-análise em estudos experimentais; Programas e Bibliografia.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório: 40.0%
Apresentação oral da meta-análise realizada : 60.0%
Bibliografia
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