História das Ideias em Química

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02006237
Área Científica
Área da Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação geral em química ao nível do 1º ciclo correspondente aos ECTS definidos como pré-requisitos deste curso. 

Métodos de Ensino

A História das Ideias em Química será apresentada através de métodos expositivos e atividades de investigação utilizando recursos diversificados. A investigação realizada pelo aluno será seguida da elaboração de trabalhos escritos e apresentações orais. Esta estratégia, centrada no aluno, permitirá fomentar as relações interpessoais, o trabalho em equipa e competências de comunicação da história da ciência em contexto educativo.

Resultados de Aprendizagem

Na sequência e em articulação com a unidade curricular História das Ideias em Física, esta unidade curricular tem como objetivo dar uma visão geral da evolução das ideias em Química nos seus aspetos fundamentais, a sua organização, bem como promover reflexões críticas sobre o desenvolvimento científico e sua conexão com o presente. Os alunos que concluírem com êxito a unidade curricular irão:

Reforçar e rever aspetos fundamentais relacionados com a história da ciência e da tecnologia

Reforçar e rever conhecimentos sobre fatores epistemológicos e culturais que contribuem para mudanças no paradigma da ciência.

Rever os diferentes meios de disseminação das ideias científicas

Relacionar o desenvolvimento científico da Química com os aspetos sociais e tecnológicos

Usar recursos diversificados de História da Ciência em estratégias de ensino/aprendizagem

Relacionar o desenvolvimento das ideias em Química com a evolução do ensino, recorrendo a documentos históricos em contexto educativo.

Estágio(s)

Não

Programa

- Génese da Química na Antiguidade

- Alquimia e as suas relações com as artes e a medicina

- Atitudes experimentais medievais e após os descobrimentos

- Teoria do Flogisto

- Primeira Revolução Química associada a Lavoisier

- Química em Portugal nos séculos XVIII e XIX

-  Atomismo e surgimento das ideias de estrutura

- Ideias em relação à ligação química e estrutura eletrónica

-  Desenvolvimentos da Química no século XX.

- Questões epistemológicos e culturais levantados pela Química atualmente

- Uso de aspetos históricos, epistemológicos e culturais no ensino da química.

Docente(s) responsável(eis)

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

David Knight, “Ideas in Chemistry”, The Athlone Press, 1995.

Philippe de La Cotardière (dir.), “História das ciências : da antiguidade aos nossos dias” (Volume II – Física e Química), Texto & Grafia, 2015.

Pierre Laszlo, “A palavra das Coisas ou a Linguagem da Química”, Gradiva, 1995.

Referências opticionais e mais avançadas / Optional and more advanced references

McCain, Kevin; Kampourakis, Kostas. What is Scientific Knowledge?: An Introduction to Contemporary Epistemology of Science. Routledge, 2019

Bowler, P. J.; Morus, I. R. Making Modern Science: A Historical Survey. University of Chicago Press 2010.

Isabel Malaquias e João Oliveira (Coords.) “A evolução da química: impactos na sociedade”,UA Editora, 2021.

Jorge Calado, “Haja luz! : uma história da química através de tudo”, IST Press, 2015

Bernardette Bensaude-Vincent e Isabelle Stengers, “História da Química”, Instituto Piaget, 1992.

Henry M. Leicester, “The historical background of chemistry”, Wiley, 1956.

Aaron Ihde, “The Dev