Governação Eletrónica

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01019824
Área Científica
Gestão e Administração
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas. Discussão de relatórios e artigos sobre os capítulos da unidade curricular. Discussão de estudos de caso das matérias ministradas, no contexto da administração pública e privada.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os discentes de conhecimentos, aptidões e competências que lhes permitam reconhecer e discutir as tecnologias emergentes que fazem parte da transformação digital que está a ocorrer globalmente quer nas Administrações Públicas dos países, quer nos sectores empresarial e social. Num contexto em que o volume de dados aumenta significativamente, de dia para dia, em todos os setores (público, privado e social) e com a progressiva universalidade da utilização de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, é fundamental que cidadãos, instituições e poder político compreendam as fragilidades dos seus pressupostos, orientações, objetivos, bem como as ações necessárias e adequadas, caso a caso, nos domínios da gestão de dados e da geração e difusão da informação em condições éticas e seguras. Os discentes ficarão também aptos a discutir os desafios que se colocam à governação eletrónica nas próximas décadas do século XXI.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução

1.1. Diferenças entre dados, informação e conhecimento

1.2. Categorias de TICs e de SIs

1.2.1. Categorias de TICs

1.2.2. Distinção entre sistemas transacionais e analíticos

1.2.3. Tecnologias emergentes

1.2.3.1. Inteligência artificial

1.2.3.2. Blockchain

1.2.3.3. Internet das coisas

1.2.3.4. Realidade aumentada

1.2.3.5. Robótica

 2. Governação eletrónica, governação digital e sociedade da informação

2.1. Contextos europeu e português

2.2. Programas de transição digital

3. Princípios de eGov à luz da OCDE e da União Europeia

4. Diretivas e regulamentos europeus

5. Serviços de governação eletrónica

5.1. G2C

5.2. G2B

5.3. G2G

6. Casos de estudo de serviços públicos digitais

6.1. Portal único de serviços públicos

6.2. Dados abertos

6.3. Interoperabilidade

6.4. Identificação eletrónica

6.5. Outros exemplos setoriais

7. Governação informada por dados

8. RGPD e modelos de gestão e segurança

9. Desafios das próximas décadas do século XXI.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

COM. (2016). eGovernment Benchmark 2016 - A turning point for e-Government development in Europe? Bruxelas: UE.

COM. (2016). Plano de ação europeu (2016-2020) para a administração pública em linha. Bruxelas: UE.

COM. (2016). Plano de Ação Europeu para a Administração Pública em Linha - Acelerar a Transformação Digital da Administração Pública. Bruxelas: UE.

COM. (2020) Livro Branco sobre a Inteligência Artificial. Uma abordagem europeia virada para a excelência e a confiança. Bruxelas: UE.

COM. (2020). Construir o Futuro Digital da Europa e Estratégia Europeia Para os Dados. Bruxelas: UE.

Pearson Liu, S. (2020). Knowledge Management: An Interdisciplinary Approach for Business Decisions. UK: Kogan Page.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 55/2020 de 31 de julho de 2020, Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020 -2023. Diário da República: I série, No 148 (2020).

UN. (2018). E-Government Survey 2018. USA: UN.