Didática da Química II

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02006215
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação geral em química ao nível do 1º ciclo correspondente aos ECTS definidos como pré-requisitos deste curso, Didática da Química I e Organização Escolar e Gestão da Sala de Aula.

Métodos de Ensino

Privilegiam-se metodologias ativas em abordagens teóricas e teórico práticas.

Fomenta-se o trabalho autónomo de pesquisa, acrescido da respetiva apresentação e discussão.

Promovem-se atividades que permitam analisar e discutir orientações curriculares e manuais escolares de química, construir recursos didáticos, conceber e planificar fundamentadamente propostas didáticas e respetivos instrumentos e processos de avaliação.

Estimula-se a conceção de atividades experimentais orientadas por princípios de QV.

Desenvolvem-se atividades de monitorização de competências: auto e heteroavaliação.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam:

- Analisar criticamente os documentos oficiais que organizam a educação em química e os manuais escolares dos Ensinos Básico e Secundário (EBS), nas perspetivas epistemológica e didática;

- Conceber, implementar e monitorizar sequências didáticas inovadoras em articulação com resultados da investigação em educação;

- Interpretar princípios de Química Verde (QV) e relacioná-los com sustentabilidade ambiental, segurança e gestão de resíduos em laboratórios escolares;

- Conceber e apresentar concisa, organizada e claramente, planos de aulas, sequências didáticas e outros materiais desenvolvidos;

- Possuir, numa perspetiva de investigação/ação, atitudes que lhes permitam prosseguir na sua atividade profissional como sujeitos reflexivos. 

Estágio(s)

Não

Programa

Meios e recurso no ensido da química:analogias e modelos;Tecnologias de informação e comunicação;gestão de resíduos em  laboratório de química;princípios de química verde.Critérios para a seleção ou conceção de ações estratégicas de ensino para aprendizagens significativas.Atividades e ferramentas para os alunos a (re)construírem conhecimento, criação de conflito cognitivo, prever-observar-explicar, mapas de conceitos, V de Gowin.Conceito e desenvolvimento curricular no ensino da química;O currículo de química: análise dos documentos oficias em vigor nos EBS (articulação vertical e horizontal).Instrumentos de autonomia e gestão curricular.Aprendizagens essenciais, competências e tipos de avaliação-o relevo da avaliação formativa para a inclusão dos alunos.A planificação como suporte da prática de ensino. Conceção de sequências didáticas e de planos de aula:princípios orientadores.Metodologia de investigação/ação aplicada ao processo de ensino e de aprendizagem-o professor reflexivo.

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Conceição Ferreira de Figueiredo e Costa

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Avaliação continua
Frequência: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Bibliografia

A indicada na Didática da Química I e:

Hartman, H., J. (2015). Como Ser um Professor Reflexivo em Todas as Áreas do Conhecimento. São Paulo: Editora McGraw Hill.

García-Martínez, J., & Serrano-Torregrosa, E. (Eds.) (2015). Chemistry Education: Best Practices, Opportunities and Trends. Weinheim: Wiley-VCH publisher.

Keith, S. (2019). Taber Foundations for Teaching Chemistry: Chemical Knowledge for Teach. Rotterdam: Taylor & Francis publisher.

Documentos organizadores do currículo de química:

DGE (2019). Aprendizagens essenciais de Física

Despacho n.º 5907/2017. Diário da República, 2ª Série, n.º 128, de 5 de julho [homologa o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular].

Decreto-Lei n.º 54/2018. Diário da República, Série I, n.º 129/2018, de 6 de julho [Estabelece o regime jurídico da educação inclusiva].

Lei n.º 46/86. Diário da República, 1ª Série, n.º 237, de 14 de outubro [Lei de bases do Sistema Educativo].

A bibliografia específica é fornecida em cada aula.