Didática da Química I
1
2022-2023
02006209
Didáticas Específicas
Português
B-learning
Semestral
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Formação geral em química ao nível do 1º ciclo correspondente aos ECTS definidos como pré-requisitos deste curso.
Métodos de Ensino
Privilegiam-se metodologias ativas em abordagens teóricas, incluindo seminários e teórico-práticas.
Abordam-se os conteúdos, suscitando questionamento, reflexão e a utilização crítica de fontes de informação diversas.
Fomenta-se o trabalho autónomo de pesquisa e de reflexão, acrescido da respetiva apresentação e discussão.
Promovem-se atividades que permitam fundamentar a seleção de propostas didáticas.
Apresentam-se problemas para resolução e tomada de decisões.
Desenvolvem-se atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a troca de saberes e para a auto e hetero-avaliação.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências que lhes permitam:
- estimular nos jovens em idade escolar o prazer por aprender e a compreensão da importância de química noutras ciências e na sociedade;
- identificar problemas que surgem nos processos de ensino e de aprendizagem de química e analisar fatores que os influenciam;
- analisar criticamente conceções alternativas em temas a ensinar, identificar instrumentos de diagnóstico e estratégias de superação;
- analisar recursos didáticos articuláveis com aprendizagens significativas em processos de ensino inovadores;
- trabalhar autonomamente (individualmente e em grupo), monitorizando o desenvolvimento de competências: auto e hétero avaliação;
- apresentar concisa, organizada e claramente, trabalhos desenvolvidos.
Estágio(s)
NãoPrograma
-Conceito de Didática das Ciências
Natureza da Didática e do conhecimento didático: perspetivas e interação com outras áreas do saber; os ideais de educação para todos, da promoção de literacia científica e de educação para desenvolvimento sustentável.
-Finalidades da Educação em Química
Química, conceções epistemológicas e natureza das ciências.
-Perspetivas de ensino e aprendizagem-Caracterização de abordagens
Teorias de aprendizagem e modelos de ensino;conceções alternativas e mudança concetual:interação entre conhecimento quotidiano e conhecimento científico: exemplos da Química;aprendizagem significativa:papel do conhecimento prévio na aprendizagem de química.
-Propostas didáticas
Exposições e demonstrações; uso da história da química; atividades práticas; resolução de problemas; inter-relações CTS; educação em química para desenvolvimento sustentável; o modelo dos 5 E’s; projeto interdisciplinar de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).
Docente(s) responsável(eis)
Maria Miguéns Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Exame: 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Bibliografia
Caamaño, A. (Coord.) (2011). Didáctica de la Física y la Química. Barcelona: Editorial Graó.
Driver, R., Squires, A., Rushworth, P., & Wood-Robinson, V. (Eds.) (2015). Making Sense of Secondary Science Research into children's ideas. London: Routledge.
Keith, S. (2019). Taber Foundations for Teaching Chemistry: Chemical Knowledge for Teach. Rotterdam: Taylor & Francis publisher.
Mansour, N., & EL-Deghaidy, H. (Eds.) (2021). STEM in Science Education and S in STEM: From Pedagogy to Learning. Brill Publishers.
Rodger, W., B. (2010). The Teaching of Science: 21st Century Perspectives. NSTA Publishers.
A bibliografia específica é fornecida em cada aula.