Didática da Química I

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02006209
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação geral em química ao nível do 1º ciclo correspondente aos ECTS definidos como pré-requisitos deste curso.

Métodos de Ensino

Privilegiam-se metodologias ativas em abordagens teóricas, incluindo seminários e teórico-práticas.

Abordam-se os conteúdos, suscitando questionamento, reflexão e a utilização crítica de fontes de informação diversas.

Fomenta-se o trabalho autónomo de pesquisa e de reflexão, acrescido da respetiva apresentação e discussão.

Promovem-se atividades que permitam fundamentar a seleção de propostas didáticas.

Apresentam-se problemas para resolução e tomada de decisões.

Desenvolvem-se atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a troca de saberes e para a auto e hetero-avaliação. 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências que lhes permitam:

- estimular nos jovens em idade escolar o prazer por aprender e a compreensão da importância de química noutras ciências e na sociedade;

- identificar problemas que surgem nos processos de ensino e de aprendizagem de química e analisar fatores que os influenciam;

- analisar criticamente conceções alternativas em temas a ensinar, identificar instrumentos de diagnóstico e estratégias de superação;

- analisar recursos didáticos articuláveis com aprendizagens significativas em processos de ensino inovadores;

- trabalhar autonomamente (individualmente e em grupo), monitorizando o desenvolvimento de competências: auto e hétero avaliação;

- apresentar concisa, organizada e claramente, trabalhos desenvolvidos.

Estágio(s)

Não

Programa

-Conceito de Didática das Ciências

Natureza da Didática e do conhecimento didático: perspetivas e interação com outras áreas do saber; os ideais de educação para todos, da promoção de literacia científica e de educação para desenvolvimento sustentável.

-Finalidades da Educação em Química

Química, conceções epistemológicas e natureza das ciências.

-Perspetivas de ensino e aprendizagem-Caracterização de abordagens

Teorias de aprendizagem e modelos de ensino;conceções alternativas e mudança concetual:interação entre conhecimento quotidiano e conhecimento científico: exemplos da Química;aprendizagem significativa:papel do conhecimento prévio na aprendizagem de química.

-Propostas didáticas

Exposições e demonstrações; uso da história da química; atividades práticas; resolução de problemas; inter-relações CTS; educação em química para desenvolvimento sustentável; o modelo dos 5 E’s; projeto interdisciplinar de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).

Docente(s) responsável(eis)

Maria Miguéns Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Exame: 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%

Bibliografia

Caamaño, A. (Coord.) (2011). Didáctica de la Física y la Química. Barcelona: Editorial Graó.

Driver, R., Squires, A., Rushworth, P., & Wood-Robinson, V. (Eds.) (2015). Making Sense of Secondary Science Research into children's ideas. London: Routledge.

Keith, S. (2019). Taber Foundations for Teaching Chemistry: Chemical Knowledge for Teach. Rotterdam: Taylor & Francis publisher.

Mansour, N., & EL-Deghaidy, H. (Eds.) (2021). STEM in Science Education and S in STEM: From Pedagogy to Learning. Brill Publishers.

Rodger, W., B. (2010). The Teaching of Science: 21st Century Perspectives. NSTA Publishers.

A bibliografia específica é fornecida em cada aula.