Didática da Química I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02006209
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação geral em química ao nível do 1.º ciclo correspondente aos ECTS definidos como pré-requisitos deste curso.

Métodos de Ensino

Utilizam-se abordagens teóricas e práticas para estimular os alunos a estruturar e aprofundar conhecimentos, elaborar sínteses, apresentá-las, discuti-las e procederem a auto e hetero avaliações. Os alunos são orientados para realizarem atividades nas aulas e não presencialmente. Os métodos de ensino centram-se em diversos aspetos contemplados no programa e visam proporcionar aos alunos oportunidades para vivenciarem alguns. Avaliam-se e classificam-se diversas atividades de aprendizagem realizadas pelos alunos durante o semestre, estimulando-os a envolverem-se nas atividades propostas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos:

- Evidenciem competências para reconhecer dimensões ambientais, económicas, sociais, éticas e culturais envolvidas em desenvolvimento sustentável (DS) e avaliar o papel e importância de competências em diversos domínios, incluindo química, para compreender problemas e preocupações de DS, a diversos níveis, do local ao global, bem como propostas para os resolver ou mitigar;

- Conheçam temas do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (3.º CEB & ES), estratégias de ensino e de aprendizagem, necessidades formativas em química de alunos do 3º CEB e ES em perspetivas de cidadania cívica e escola inclusiva;

- Identifiquem e concebam estratégias diversificadas de ensino e de aprendizagem;

- Tenham consciência da necessidade de desenvolvimento profissional contínuo e em vários domínios;

- Sejam capazes de refletir sobre o desempenho individual e de o avaliar, bem como sobre o desempenho dos seus pares e de o avaliar.

Estágio(s)

Não

Programa

Finalidades de educação em química. Interrelações ciência-tecnologia-sociedade e educação em química para a sustentabilidade: dimensões ambientais, económicas, sociais, éticas e culturais. Natureza das ciências e metodologias de ensino.

Teorias de aprendizagem, conceções alternativas e mudança conceptual. Caracterização de conceções alternativas; exemplos em química. Ensinar química para mudança conceptual. Aplicação a química de modelos, técnicas e estratégias de ensino. Mapas de conceitos e V de conhecimento (ou V de Gowin).

Resolução de problemas e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Problemas e exercícios em ensino de química. Resolução de problemas e investigação em educação em química no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo e da estratégia nacional para o desenvolvimento: dimensões ambientais, sociais, éticas e culturais. Ensino orientado para ABP. Atividades laboratoriais em química curricular e seus papéis em ensino orientado para ABP.

Docente(s) responsável(eis)

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
apresentação oral de trabalhos de síntese: 5.0%
auto e heteroavaliação das apresentações orais de trabalho de síntese: 5.0%
planificação de uma investigação que envolva trabalho laboratorial, a realizar num contexto curricular específico de química dos ensinos básico ou secundário, e elaboração de mapas explicitando as ideias e conceitos a estudar na investigação: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Exame: 40.0%

Avaliação
auto e heteroavaliação das apresentações orais de trabalho de síntese : 5.0%
apresentação oral de trabalhos de síntese : 5.0%
planificação de uma investigação que envolva trabalho laboratorial, a realizar num contexto curricular específico de química dos ensinos básico ou secundário, e elaboração de mapas explicitando as ideias e conceitos a estudar na investigação : 10.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Frequência: 40.0%

Bibliografia

Caamaño, A. (Coord.) (2011). Didáctica de la Física y la Química. Barcelona: Editorial Graó.

Cachapuz, A., Praia, J. & Jorge, M. (2002). Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Lisboa: IIE, Ministério da Educação.

Driver, R. et al. (1994). Making sense of secondary science. Londres: Routledge.

Mintzes, J. J. et al.  (2000). Ensinando ciência para a compreensão: uma visão construtivista. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.

Perales-Palacios, F. & Cañal de Léon, P.   (2000). Didáctica de las ciencias experimentales: Teoria y práctica de la enseñanza de las ciencias. Alcoy: Editorial Marfil.

Pinto-Ferreira, C. et al. (2007). PISA 2006 – Competências Científicas dos Alunos Portugueses. Lisboa: GAVE.

UNESCO (2005). Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO.

Currículos dos Ensinos Básico e Secundário