Teoria e Prática Museológica

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03021727
Área Científica
Museologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

n/a

Métodos de Ensino

A unidade curricular funcionará em regime de seminário: apresentação de conteúdos, esclarecimentos de dúvidas e orientação de tarefas pelos professores; preparação, apresentação e debate de tarefas pelos estudantes. Haverá, ainda, conferências proferidas por especialistas convidados, bem como visitas a museus.

Resultados de Aprendizagem

Aprofundar os conhecimentos sobre políticas de identidade/memória e de património cultural, história e teoria da museologia, programas museológicos e gestão/programação de instituições museológicas, investigação científica e museografia, colecções ou reservas e discurso expositivo, comunicação e acolhimento de públicos, tipos de instituições museológicas e valências de museus/de centros de interpretação.

Aquisição de competências de investigação em humanidades e em ciências sociais, de concepção e concretização de projectos museológicos, de avaliação de políticas e de projectos museológicos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Museus, identidades e políticas de memória.

2. Museologia tradicional, nova museologia e museologia pós-moderna.

3. Programas museológicos, gestão e programação de museus.

4. Investigação científica e museografia, colecções ou reservas.

5. Discurso expositivo, comunicação, representação, participação e envolvimento de públicos.

6. Tipos de instituições museológicas e valências de museus/de centros de interpretação.

7. Museus e comunidades.

8. Museus, economia e diferenciação territorial.

9. Estudos de caso.

Docente(s) responsável(eis)

Carlota Isabel Leitão Pires Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Para além dos vectores obrigatórios de avaliação — trabalho de investigação bibliográfico-documental (15p. de texto e notas), recensão crítica (7p.), apresentação e discussão de tema —, apela-se à participação informal nas aulas, à elaboração de relatórios de observação, à organização de e à participação em conferências-debate, visitas de estudo, etc.: 100.0%

Bibliografia

Alonso Fernandez, L. (1995), Museología. Introducción a la teoría y práctica del museo. Ediciones Istmo, 2ª edição.

Casaleiro P. (2010) “Museologia da ciência: perspectivas cruzadas numa década de excelência e inovação”, In Museologia.pt, 4 (126-143).

Gob, A. & Drouguet, N. (2003), La muséologie. Histoire, développements, enjeux actuels. Armand Colin Éditeur.

Hernández, F. H. (1994) Manual de Museología. Editorial Síntesis.

Janes, R. & Sandell, R. (Coord.) (2019), Museum activism. Routledge.

Lord, G. D. & Lord, B. (2001) Manual of Museum Planning. Altamira Press.

Macdonald, Sh. (2015), A Companion to Museum Studies. Wiley-Blackwell.

Nunes, J. P. A. (2016), “Património cultural, museus e desenvolvimento: conceitos teóricos, políticas públicas e “sociedade civil”, In S.S. Teixeira (Org.)(2016), Patrimônio e museus na contemporaneidade (pp. 27-52). EDUFBA.

Vergo, P. (Dir.)(1989), The new museology.Reaktion Books.