Tratamento de Efluentes e Resíduos

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02005999
Área Científica
Química
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Química Geral. 

Métodos de Ensino

Aulas teóricas (com o apoio de projector multimédia) e teórico-práticas de discussão de casos práticos.  

Resultados de Aprendizagem

Deve reconhecer problemas ambientais no âmbito dos efluentes sólidos, líquidos ou gasosos, e ter a capacidade de sugerir formas adequadas de tratamento.

Reconhecer e aplicar conceitos e princípios básicos em Química do Ambiente; saber aplicar os conhecimentos adquiridos de acordo com uma abordagem profissional; capacidade de resolução de problemas no âmbito da área da Química do Ambiente; capacidade para caracterizar um efluente, determinar a sua fonte e propor técnicas de tratamento adequadas; saber fundamentar a sua argumentação aquando da tomada de decisões; ter adquirido competências que lhe permitam comunicar informação, de modo claro, com discurso e meios apropriados; ter adquirido aptidões na apresentação estruturada de matérias científicas a um auditório competente e capacidade de argumentação, quer a nível escrito quer oral; adquirir competências que permitam a auto-aprendizagem ao longo da vida.   

Estágio(s)

Não

Programa

1- Efluentes Líquidos. Efluentes industriais; Caracterização dos efluentes de acordo com a indústria (metalúrgica, têxtil, lacticínios); Efluentes domésticos; Técnicas de Tratamento de efluentes; Análise de casos práticos.

2- Resíduos Sólidos. Resíduos Sólidos Urbanos; Disposição de RSU; Resíduos Industriais (resíduos metalúrgicos; têxteis e outros resíduos; Técnicas de Tratamento de Resíduos Sólidos (Técnicas de separação; Tratamento térmico; Tratamento biológico e químico, Confinamento); Estratégias de Gestão, Minimização, Recuperação e Reciclagem de Resíduos Sólidos.

3- Efluentes Gasosos. Origem e principais tipos de poluentes gasosos; Caracterização de efluentes gasosos de acordo com a origem; Efeitos da poluição atmosférica; Técnicas de tratamento de efluentes gasosos; Análise de casos práticos; Gestão da qualidade do ar.  

Docente(s) responsável(eis)

Artur José Monteiro Valente

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação activa na discussão de casos práticos: 10.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

  1. M.J.M. Hammer, “Water and wastewater technology”, 2nd ed., Prentice Hall, New Jersey, 1986.

2. W.W. Eckenfelder Jr., “Industrial water pollution control”, 3rd ed., McGraw-Hill, Boston, 2000.

3. J. Gomes, “Poluição atmosférica”, Publindústria, 2001.

4. N.P. Cheremisinoff, “Handbook of solid Waste Management and Waste Minimization Technologies”, Elsevier, 2003.

5. G. Tchobanoglous, H. Theisen, S. Vigil, S., "Integrated Solid Waste Management. Engineering Principles and Management Issues", International Editions, McGraw Hill Book Co., 1993.