Humanidades, Ciências Sociais e Património Cultural

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03021592
Área Científica
Humanidades e Património Cultural
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

n/a

Métodos de Ensino

A unidade curricular funcionará em regime de seminário: apresentação de conteúdos, esclarecimentos de dúvidas e orientação de tarefas pelos professores; preparação, apresentação e debate de tarefas pelos estudantes. Haverá, ainda, conferências proferidas por especialistas convidados.

Resultados de Aprendizagem

Aprofundar os conhecimentos sobre as relações entre humanidades, ciências sociais e património cultural/museologia; acerca do correlacionamento entre as questões deontológicas no âmbito das humanidades e das ciências sociais e no âmbito do património cultural/da museologia; acerca das virtualidades do estudo das políticas de património cultural e de museologia.

Aquisição de competências de investigação em humanidades e em ciências sociais, de concepção e concretização de projectos de património cultural/museologia, de avaliação de políticas e de projectos de património cultural/museologia.

Estágio(s)

Não

Programa

1. História da relação das sociedades humanas com o património cultural e com os museus.

2. História das concepções e das políticas, da legislação e das instituições/organizações, das práticas no âmbito do património cultural.

3. Conceitos fundamentais nos planos deontológico e epistemológico, teórico e metodológico. Paradigmas epistemológicos da contemporaneidade.

4. Teoria e história das humanidades e das ciências sociais.

5. Senso comum/ideologia, artes, humanidades, ciências e tecnologias.

6. Investigação/divulgação em humanidades/em ciências sociais e investigação/intervenção em património cultural e museus.

7. Vestígios, documentação, património cultural (imaterial e material; móvel, integrado e imóvel) e património natural.

8. Estudos de caso.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula dos Santos Duarte Arnaut

Métodos de Avaliação

Avaliação
Para além dos vectores obrigatórios de avaliação — trabalho de investigação bibliográfico-documental (15p. de texto e notas), recensão crítica (7p.), apresentação e discussão de tema —, apela-se à participação informal nas aulas, à elaboração de relatórios de observação, à organização de e à participação em conferências-debate, visitas de estudo, etc.: 100.0%

Bibliografia

CALLEBAUT, D.; KILLEBREW, A. E. & SILBERMAN, N. A. (ed.), Interpreting the past. Presenting archaeological sites to the public, Flemish Heritage Institute [etc.], 2004

GUILLAUME, M., A política do património, Porto, Campo das Letras, 2003

LACROIX, M., O princípio de Noé ou a ética da salvaguarda. Lisboa, Instituto Piaget.

Lopes, M. A. (2015), “Musealizar misericórdias conhecendo a sua história”, in Pedras R. (Coord.), I Jornadas de museologia nas Misericórdias. Misericórdia de Penafiel, pp. 49-62

PEREZ-JUEZ GIL, A., Gestión del Patrimonio Arqueológico: el yacimiento como recurso turístico. Ariel. Barcelona, 2006

WORBOYS, G. L.,  LOCKWOOD, M.,  KOTHARI, A., FEARY, S., PULSFORD, I. (eds.), Gobernanza y gestión de áreas protegidas, Universidad del Bosque, ANU Press, 2019

Redentor, A. (2019), “A ocupação romana do território de Bragança”. In F. Sousa (Coord.), História de Bragança: das origens à Revolução Liberal de 1820. CMB/CEPESE, vol. I, pp. 131-185.