Diagnóstico, Conservação e Reabilitação

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03021570
Área Científica
Conservação e Reabilitação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular funcionará em regime de seminário. Serão feitas introduções expositivas pelos docentes, o que estimulará o debate com os doutorandos. Prevêm-se visitas, conferências (por professores e investigadores convidados) e sessões práticas laboratoriais ou de campo.

Os doutorandos apresentarão oralmente temas que serão objecto de discussão.

Resultados de Aprendizagem

1. Aquisição de conhecimentos nas áreas experimentais de Física, Química, Geologia, Biologia, Engenharia Civil, Conservação e Restauro, e Ciências da Conservação.

2. Adquirir uma visão abrangente das técnicas e métodos científicos disponíveis actualmente e do tipo de problemas que surgem associados ao património cultural. Conhecer o que se desenvolve na investigação científica relevante para este campo.

3. Aprofundamento de competências de investigação em caracterização e diagnóstico de materiais aplicados a obras de arte e ao património edificado em geral.

4. Promoção de estudos comparados no âmbito das Ciências e Humanidades.

5. Reflexão sobre conceitos, problemáticas e modelos teóricos, estimulando o conhecimento inovador.

6. Desenvolvimento de competências de carácter inter e transdisciplinar.

Estágio(s)

Não

Programa

Resenha de técnicas científicas actualmente usadas para o estudo de materiais, em particular os materiais aplicados a bens culturais, como por exemplo espectroscopias Raman, de reflectância, de absorção e emissão no ultravioleta, visível e infravermelho, fluorescência de raios-X, difracção de raios-X, termoanálise, espectrometria de massa e microscopias electrónicas, técnicas de prospecção aplicadas a bens culturais, técnicas de estudo da acção de agentes biológicos em materiais, problemas associados à degradação do património cultural edificado e abordagens a seguir para os resolver.

Apresentação por especialistas de casos de estudo das várias áreas da investigação aplicada a este tipo de problemática.

Docente(s) responsável(eis)

Francisco Paulo de Sá Campos Gil

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 35.0%
Trabalho de síntese: 55.0%

Bibliografia

Gil, F.; Catarino, L., coord (2017), 'Os revestimentos e os acabamentos do Centro histórico de Coimbra - um contributo para o seu estudo', Series 'Cidades e Arquitectura', nº 5, Almedina, CES-UC.

Gil, F.; Catarino, L. (2019), Biblos, nº 5, 3ª série, pp 71-103, Imprensa da UC.

Almeida, C.P.; Ramos, A.F.; Silva, J.M. (2018) 'Sustainability assessment of building rehabilitation actions in old urban centres', Sustainable Cities and Society 36: 378-385

Ciliberto, E.; Spoto, G., ed.s (2000), 'Modern Analytical Methods in Art and Archaeology', vol. 155, Series of M.A.C.A., Wiley-Interscience.

Janssens, K.; van Grieken, R., ed.s, (2004) 'Non-Destructive Microanalysis of Cultural Heritage Materials', Elsevier.

Torraca, G., (2009) 'Lectures on Materials Science for Architectural Conservation', The Getty Conservation Institute. 205p.

Herrero, J.M.; Vendrel, M., ed.s (2012) 'Archaeometry and Cultural Heritage: the Contribution of Mineralogy'.