Nutrição em Idade Pediátrica
1
2024-2025
02043861
Nutrição Clínica e Patologia
Português
B-learning
1.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas (TP). Os conteúdos programáticos serão abordados, discutidos e exemplificados mediante variadas metodologias de ensino-aprendizagem, prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. O processo de ensino-aprendizagem será maioritariamente baseado em problemas, sendo os estudantes confrontados com problemas específicos que servem de pretexto para explanar os conteúdos programáticos de forma integrada. Serão favorecidas metodologias de ensino-aprendizagem ministradas em pequenos grupos, discussões de grupo, ‘case-study’ e a resolução de problemas, centrando a aprendizagem no estudante.
Para a avaliação dos resultados de aprendizagem, recorrer-se-á à realização de um Exame para avaliação dos resultados de aprendizagem, cuja nota mínima de aprovação corresponderá a 9,5 valores.
Resultados de Aprendizagem
No final da Unidade Curricular, o estudante deve ser capaz de descrever os pressupostos fundamentais inerentes ao suporte nutricional em idade pediátrica, como reconhecer as necessidades nutricionais em cada fase de crescimento e os métodos necessários para a avaliação do estado nutricional, assim como as recomendações existentes para a alimentação do lactente, da criança e do adolescente. Pretende-se igualmente que o estudante adquira competências para reconhecer uma criança em risco nutricional e para indicar as principais recomendações inerentes ao suporte nutricional da criança doente.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Princípios fundamentais em nutrição pediátrica:
a) Necessidades nutricionais;
b) Avaliação do estado nutricional (métodos de avaliação da ingestão de alimentos em pediatria; métodos de avaliação da composição corporal);
2. Alimentação infantil, infantil e adolescente;
3. Risco nutricional na idade pediátrica;
4. Nutrição na Doença em Idade Pediátrica.
Docente(s) responsável(eis)
Lélita Conceição Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Para a avaliação dos resultados de aprendizagem, recorrer-se-á à realização de um Exame para avaliação dos resultados de aprendizagem, cuja nota mínima de aprovação corresponderá a 9,5 valores: 100.0%
Bibliografia
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