Nutrição em Idade Pediátrica

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02043861
Área Científica
Nutrição Clínica e Patologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas (TP). Os conteúdos programáticos serão abordados, discutidos e exemplificados mediante variadas metodologias de ensino-aprendizagem, prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. O processo de ensino-aprendizagem será maioritariamente baseado em problemas, sendo os estudantes confrontados com problemas específicos que servem de pretexto para explanar os conteúdos programáticos de forma integrada. Serão favorecidas metodologias de ensino-aprendizagem ministradas em pequenos grupos, discussões de grupo, ‘case-study’ e a resolução de problemas, centrando a aprendizagem no estudante.

Para a avaliação dos resultados de aprendizagem, recorrer-se-á à realização de um Exame para avaliação dos resultados de aprendizagem, cuja nota mínima de aprovação corresponderá a 9,5 valores.

Resultados de Aprendizagem

No final da Unidade Curricular, o estudante deve ser capaz de descrever os pressupostos fundamentais inerentes ao suporte nutricional em idade pediátrica, como reconhecer as necessidades nutricionais em cada fase de crescimento e os métodos necessários para a avaliação do estado nutricional, assim como as recomendações existentes para a alimentação do lactente, da criança e do adolescente. Pretende-se igualmente que o estudante adquira competências para reconhecer uma criança em risco nutricional e para indicar as principais recomendações inerentes ao suporte nutricional da criança doente. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Princípios fundamentais em nutrição pediátrica:

a) Necessidades nutricionais;

b) Avaliação do estado nutricional (métodos de avaliação da ingestão de alimentos em pediatria; métodos de avaliação da composição corporal);

2. Alimentação infantil, infantil e adolescente;

3. Risco nutricional na idade pediátrica;

4. Nutrição na Doença em Idade Pediátrica.

Docente(s) responsável(eis)

Lélita Conceição Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Para a avaliação dos resultados de aprendizagem, recorrer-se-á à realização de um Exame para avaliação dos resultados de aprendizagem, cuja nota mínima de aprovação corresponderá a 9,5 valores: 100.0%

Bibliografia

Agostoni C, Axelson I, Colomb V, Goulet O, Koletzko B, Michaelsen KF, et al. The need for nutrition support teams in pediatric units: a commentary by the ESPGHAN committee on nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2005 Jul;41(1):8–11.

Escott-Stamp A. Nutrition and Diagnosis Related Care. 6th ed., Editor: David B. Troy - Lippincott Williams and Wilkins, 2008.

Guerra A, Rêgo C, Silva D, Cordeiro Ferreira G, Mansilha H, Antunes H and Ferreira R. Alimentação e nutrição do lactente. Acta Pediatr Port 2012;43(2):S17-S40.

Hartman C, Shamir R, Hecht C, Koletzko B. Malnutrition screening tools for hospitalized children. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2012 May;15(3):303–9.

Huysentruyt K, Devreker T, Dejonckheere J, De Schepper J, Vandenplas Y, Cools F. Accuracy of Nutritional Screening Tools in Assessing the Risk of Undernutrition in Hospitalized Children. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2015;61(2):159-66.

Judith E. Brown et al (2011). Nutrition Through the Life Cycle (4th edition). Belmont, USA: Cengage Learning.

Koletzko B, et al. (eds): Pediatric Nutrition in Practice. World Rev Nutr Diet. Basel, Karger, 2015, vol 113, pp 41–45

Matos C., Faria A., Vasconcelos C., Asseiceira I., Tomada I,Pitta Grós Dias M. e Moreira R. NOP001/2018: Identificação do risco nutricional em pediatria. Ordem dos nutricionistas. Versão 01; junho 2018.

Shils, M. E., Shike, M., Ross, A.C., Caballero, B., Cousins, R.J. (2014). Nutrição Moderna na Saúde e na Doença (11ª ed.). São Paulo, Brasil: Manole.