Comportamento Alimentar - Do Normal ao Patológico
1
2021-2022
02043790
Princípios de Nutrição
Português
B-learning
2.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino: Aulas teórico-praticas (TP).
- Método expositivo, contemplando o incentivo à colocação de questões, dúvidas e comentários, de modo a estimular o debate participativo.
- Método demonstrativo, de procedimentos, técnicas e estratégias.
- Métodos activos, como a realização de exercícios práticos e discussão de casos clínicos.
Avaliação: exame final com perguntas de escolha múltipla e de correspondência.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
1.Conhecer os determinantes do comportamento alimentar normal - factores biológicos, psicológicos, sociais e culturais.
2.Conhecer as principais Perturbações do Comportamento Alimentar (PCAs) - Anorexia Nervosa (AN), Bulimia Nervosa (BN), Perturbação de Ingestão Compulsiva (PIC): epidemiologia, etiologia, fenomenologia e consequências.
3.Conhecer os principais métodos e estratégias de avaliação e intervenção das/nas PCA.
Competências:
1.Compreender que o comportamento alimentar resulta da interacção de uma complexa de factores biopsicossociais, cujos mecanismos de acção se integram para o controlo do apetite e do peso corporal.
2.Compreender a gravidade das PCAs e a elevada probabilidade de evolução desfavorável ou mesmo fatal.
3.Compreender que a natureza multifactorial das PCAs exige avaliação e tratamento multidisciplinares.
Analisar casos clínicos descritos, estabelecendo um diagnóstico e propondo estratégias de intervenção baseadas na evidência e centradas na pessoa.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Comportamento alimentar normal
1.1. Fisiologia do comportamento alimentar
1.2. Determinantes biológicos da regulação do comportamento alimentar
1.3. Determinantes culturais, sociais e psicológicos da regulação do comportamento alimentar.
2. Comportamento alimentar patológico – Perturbações do Comportamento Alimentar/PCA (Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Perturbação de Ingestão Compulsiva)
3. Avaliação e tratamento médico das PCAs
4.Terapia Cognitivo-Comportamental para as PCAs
4.1. Princípios gerais e conceitos básicos da TCC
4.2. Modelo e tratamento CC transdiagnóstico das PCA
4.3. Casos clínicos.
5.Terapias cognitivo-comportamentais contextuais (TCC-C) para as PCAs
5.1. Principais diferenças entre a TCC e as TCC-Cs;
5.2. Terapias baseadas no Mindfulness: princípios e conceitos gerais; racional; eficácia; estratégias e exercícios.
5.3. Terapias baseadas na Auto-Compaixão: princípios e conceitos gerais; racional; eficácia; estratégias e exercícios.
5.4. Casos clínicos.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Telma Fernandes Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame final com perguntas de escolha múltipla e de correspondência: 100.0%
Bibliografia
Adan RA & Kaye WH (Eds.).(2011).Behavioral neurobiology of eating disorders(Vol.6).Springer Science & Business Media
Berkowitz S & Attia E(2010).Cognitive Behavior Therapy and Eating Disorders. Journal of Psychiatric Practice®,16(6),431-433
Fairburn CG (2008).Cognitive behavior therapy and eating disorders. Guilford Press
-Goss K &Allan S (2014).The development and application of compassion focused therapy for eating disorders (CFT-E).British Journal of Clinical Psychology,53, 62-77
-McElroy SL, Guerdjikova AI,Mori N, & Keck PE (2015).Psychopharmacologic treatment of eating disorders: emerging findings.Current Psychiatry Reports,17(5), 35
-Kristeller J & Wolever R(2011).Mindfulness-Based Eating Awareness Training for Treating Binge Eating Disorder:The Conceptual Foundation, Eating Disorders, 19(1), 49-61. doi 10.1080/10640266.2011.533605
-Logue AW (2014).The psychology of eating and drinking. Routledge
Smolak L, & Levine MP(2015).The Wiley handbook of eating disorders.John Wiley & Sons