Integrated Management of Wetlands

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02043738
Área Científica
Ecologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e interpretação de estudos empíricos.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos são capazes de identificar os componentes ecológicos, económicos e sociais da gestão integrada de áreas húmidas e podem usar a análise de sistemas para estudar as inter-relações. Os participantes compreendem as características específicas dos pântanos e comunicam os diferentes pontos de vista dos ativos locais.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso aborda princípios ecológicos básicos em áreas húmidas, usando ecossistemas húmidos da Europa como foco de estudo. Ênfase particular é dada às funções das áreas húmidas, tipos hidrogenéticos de áreas húmidas, hidrologia das áreas húmidas, dinâmica de nutrientes em áreas húmidas e vegetação diversificada. A gestão de áreas húmidas é discutida sob diferentes cenários de definição de objetivos, como melhoria da qualidade da água, mudanças climáticas ou manutenção da biodiversidade. Princípios para a gestão e restauração de áreas húmidas são tópicos para análise e debate. Os alunos trabalharão num problema específico relacionado ao gerenciamento de áreas húmidas durante o semestre, os resultados dos projetos são apresentados no final do semestre com uma apresentação e um artigo.

Docente(s) responsável(eis)

José Paulo Filipe Afonso de Sousa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Parish, F., Sirin, A., Charman, D., Joosten, H., Minayeva, T., Silvius, M. & Stringer, L. (Eds.) (2008): Assessment on Peatlands, Biodiversity and Climate Change: Main Report. Global Environment Centre, Kuala Lumpur and Wetlands International, Wageningen. http://www.imcg.net/media/download_gallery/books/assessment_peatland.pdfMitsch, W.J., & Gosselink, J.G. (2000): Wetlands, third edition. Wiley, New York, NY, USA.