GIS in Ecology

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02043674
Área Científica
Geociências
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos precisam ter conhecimento prévio do software GIS. Além disso, alguma proficiência no uso de planilhas e bancos de dados seria benéfica. Recomenda-se o conhecimento básico da dinâmica populacional das espécies nas paisagens.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e exercícios práticos.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos aprendem a diferença fundamental entre objetos geométricos, como polígonos, linhas, pontos e grades, entendem sistemas de coordenadas geográficas, podem processar e organizar dados espaciais brutos para gerar objetos geométricos, aprenderam como encontrar e trabalhar com conjuntos de dados de acesso aberto, como mapas de base e clima dados, pode analisar dados espaciais para estudar a dinâmica populacional e adquiriu uma vasta experiência na apresentação de mapas temáticos para diversos usuários.

Estágio(s)

Não

Programa

Os dados espaciais serão fornecidos, na forma bruta ou como objetos geométricos processados. Os objetos geométricos serão organizados em bancos de dados geográficos e vinculados a dados não espaciais. Esses bancos de dados geográficos serão utilizados para a análise espacial dos dados da população. Para a tarefa final, os alunos podem usar seus próprios dados, se preferirem.

Docente(s) responsável(eis)

José Paulo Filipe Afonso de Sousa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Several papers in indexed journal and books, which change every year, and that will be provided during the course.