Ocean Economics

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02043648
Área Científica
Ecologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Seminário.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes poderão aplicar conceitos económicos básicos à gestão dos recursos naturais, ter uma melhor compreensão da contribuição do oceano para a actividade económica e o bem-estar da humanidade, adquirir conhecimentos sobre diferentes formas de governar o oceano melhorar (praticar e desenvolver mais) as capacidades de apresentação e escrita. 

Estágio(s)

Não

Programa

Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do mundo e fornecem muitos recursos naturais valiosos e ecológicos serviços do sistema, como alimentação, petróleo ou absorção de carbono. As actividades relacionadas com o oceano têm um longo prazo impressionante potencial económico, mas não vêm sem riscos, por exemplo, relacionados com a saúde do oceano (OCDE, 2016). Neste seminário, discutimos a forma como o oceano contribui para o bem-estar da humanidade ao proporcionar um ecossistema serviços e por ser a base de muitas actividades económicas. Alguns dos tipos de utilizações podem ser capazes de coexistir, enquanto outros não podem. Assim, iremos analisar as estruturas de governação que visam orientar a utilização de o oceano. Iremos discutir conceitos económicos básicos de gestão de recursos naturais e analisar as teorias de gestão política economia para compreender em que condições é provável que surja o tipo de gestão de recursos. Além disso, iremos discutir exemplos concretos.

Docente(s) responsável(eis)

José Paulo Filipe Afonso de Sousa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 100.0%

Bibliografia

• EEA (2012): Late lessons from early warnings II. https://www.eea.europa.eu/publications/late-lessons-2/late-lessons-2-full-report

• J. Schultz (2005): The ecozones of the world: The ecological divisions of the geosphere. Springer

• S. Chapin et al. (2004): Principles of terrestrial ecosystem ecology. Springer

• Winiwarter, V. and H.-R. Bork (2019): Geschichte unserer Umwelt. Primus-Verlag and WBG