Projeto de Tese em Biologia Marinha e Alterações Globais

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02043553
Área Científica
Biologia Marinha e Alterações Globais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Espacial; Ecologia das Populações; Oceanografia Biológica; Introdução a Políticas do Mar; Aquacultura, Pescas e Sustentabilidade dos Recursos Marinhos.

Métodos de Ensino

Elaboração do projeto (orientação tutorial) e sua defesa perante um júri.

Resultados de Aprendizagem

Efetuar um acompanhamento mais próximo da evolução do processo de investigação por uma comissão científica da especialidade. O júri de defesa de dissertação será composto por uma pessoa da comissão cientifica independente (não envolvida no trabalho de dissertação do aluno; normalmente o presidente do juri), um orientador e avaliadores externos (Ex. Investigadores de outras Universidades não envolvidos no trabalho de dissertação do aluno), nomeadamente em relação ao desenvolvimento das aptidões de escrita científica, capacidade de síntese e comunicação dos alunos. Esta nova unidade curricular complementa a unidade curricular de Seminário I, onde os alunos apenas efetuam uma apresentação oral do seu projeto. Nesta unidade curricular os alunos terão que apresentar um documento escrito detalhado sobre o seu projeto de tese, incluindo o estado da arte, objetivos, hipóteses de trabalho e desenho experimental detalhado e resultados e sua análise obtidos até ao momento.

Estágio(s)

Não

Programa

Nesta unidade curricular os alunos terão que apresentar um relatório escrito detalhado sobre o projeto de tese (variável consoante o tema da mesma), incluindo o estado da arte, objetivos, hipóteses de trabalho, desenho experimental e dados obtidos até ao momento. Terá ainda que defender o projeto e tese perante um comité científico especializado.

Docente(s) responsável(eis)

José Carlos Caetano Xavier

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Variável de acordo com o tema escolhido / Variable, according to the chosen theme.