Indicadores de Qualidade Ambiental

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02043525
Área Científica
Biologia Marinha e Alterações Globais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Os conceitos gerais e questões teóricas serão abordadas em aulas presenciais, apoiadas por meios audiovisuais, e à distância (Ensino Misto). A transposição para a prática será efetuada por realização de exercícios, com utilização de softwares adequados. Na sequência destes, os estudantes trabalhão em projetos próprios, parcialmente inspirados em situações identificadas em trabalho de campo e leitura de artigos, de que resultarão relatórios que serão apresentados sob a forma de mini seminários. Os relatórios serão considerados para avaliação, a qual será complementada por uma frequência.

Resultados de Aprendizagem

Conhecimentos relativos ao conceito de avaliação de qualidade ambiental e compreensão do processo de proposta, avaliação e eficiência de indicadores dessa qualidade tendo em conta diferentes problemas, objetivos, escalas de observação e tipos de biomas e ecossistemas.

Capacidade de utilização de indicadores de qualidade ambiental como ferramentas para monitorização e gestão ambiental.

Capacidade para selecionar e aplicar os indicadores de qualidade mais adequados a cada situação, tendo em conta se já existem dados brutos (frequente) ou se é necessário a sua recolha. Escolha prévia escolha do indicador no quando do desenho de estratégias e técnicas de amostragem (situação otimizada).

Capacidade de aplicação de métodos de cálculo e de software estatístico para estimativa de indicadores de qualidade ambiental.

Capacidade de utilização dos conhecimentos gerais adquiridos na prática diária expectável de profissionais da área de Biologia.

Estágio(s)

Não

Programa

A disciplina de Indicadores de Qualidade Ambiental introduz o conceito de Indicador e a sua aplicação como ferramenta de avaliação, monitorização  e gestão em diferentes tipos de biomas e ecossistemas. A disrupção dos ecossistemas pelas atividades humanas é contextualizada à luz dos princípios da ecologia de sistemas, explorando o seu poder interpretativo e integrador, abordando conceitos teóricos indispensáveis sobre funcionamento e integridade dos ecossistemas, interações humanidade-ambiente e limites ecológicos críticos.

São abordados conceitos gerais em teoria da indicação, analisadas as características de um bom indicador  e os seus diferentes níveis de integração.

O processo de seleção e aplicação de indicadores de qualidade ambiental adequados a cada caso, em função dos objetivos, é explicado e exemplificado, abordando: a) Desenvolvimento, aplicação e avaliação de indicadores; b) Sistemas de indicadores;  c) Métricas; d) Metodologias de medida; e) Campos de aplicação.

Docente(s) responsável(eis)

João Carlos de Sousa Marques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Projecto: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Bastianoni, S. J. C. Marques, F. Müller, B. Patten, R. E. Ulanowicz, S. E. Jørgensen, E. Tiezzi, S. N. Nielsen (editor) & B. D. Fath (editor), 2019. A New Ecology: Systems Perspective. 2nd Edition, Elsevier, 316 pp. ISBN 0444637575 (ISBN13: 9780444637574).

Jørgensen, S. E, J. C. Marques & S. N. Nielsen, 2016. Integrated Environmental Management: A transdisciplinary approach. CRC Press, Taylor and Francis Group, Boca Raton, 369 p (ISBN – 13:978-1-4987-0510-3).

Marques, J. C., F. Salas, J. Patrício, J. Neto & H. Teixeira, 2009. Ecological Indicators for Coastal and Estuarine Environmental Assessment - A User Guide. WIT PRESS, 208 p

Marques, J. C., 2019. Coastal systems in transition: The game of possibilities for sustainability under global climate change. Ecological Indicators, 100: 11-19.

 (https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2017.10.055).

List of other selected papers, updasted each year, including case studies and reviews.