Acreditação de Laboratórios de Análise
1
2024-2025
02005721
Química
Português
Presencial
Semestral
2.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Noções básicas de Controlo Químico da Qualidade.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas tradicionais lecionadas pelo professor, com a apresentação do conteúdo programático da disciplina.
Aulas teórico-práticas com a análise e tratamento de casos práticos.
Mini-projecto de investigação desenvolvido pelos alunos e com apresentação oral e discussão.
Resultados de Aprendizagem
1- Conhecimento e capacidade de compreensão
Reconhecer e aplicar conceitos e princípios básicos.
Analisar, sintetizar e compreender.
2- Aplicação de conhecimentos e compreensão
Saber aplicar os conhecimentos adquiridos aplicando-os na área da gestão e garantia da Qualidade.
3- Realização de julgamento/tomada de decisões
Capacidade de interpretar problemas no âmbito da gestão e garantia da Qualidade.
Capacidade para organizar, planificar e gerir processos de melhoria da Qualidade.
Saber fundamentar a sua argumentação aquando da tomada de decisões.
4. Comunicação
Ter adquirido competências que lhe permitam comunicar informação, de modo claro, com discurso adequado mostrando ter adquirido conceitos fundamentais da Acreditação de Laboratórios.
5. Competências de auto-aprendizagem
Tenham competências que lhes permitam uma auto-aprendizagem.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Gestão da qualidade – conceitos, garantia da qualidade, sistemas da qualidade
2. Certificação de sistemas
3. Acreditação
Validação de competências
Gestão e garantia da qualidade
Normativos e requisitos
4. Melhoria contínua – medição e monitorização
5. Ensaios de comparação interlaboratorial: validação, qualificação, desempenho e aptidão.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Luís Gabriel Ferreira da Silva Costa Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 40.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
* NP EN ISO 9000 (Série);
* NP EN ISO/IEC 17025;
* NP EN ISO/IEC 17000;
* OGC002 IPAC, “Guia para a acreditação de laboratórios em ensaios químicos”, 2005;
* ILAC-G20:2002, “Guidlines on grading of non-conformities”;
* EA-03/04, “Use of proficiency testing as a tool for accreditation in testing”, 2002;
* EA-4/16, “EA guidelines on the expression of uncertainty in quantitative testing” , 2003;
* ISO Guide, “Guide to the expression of uncertainty in measurements”, 1995;
* Eurachem/CITAC Guide, “Quantifying Uncertainty in Analytical Measurements”, 3rd Ed., 2012;
* A. Ramos Pires, “QUALIDADE”, Ed. Sílabo, 2004;