Tecnologia, Poder e Cultura

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02043467
Área Científica
Antropologia Social e Cultural
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

A cadeira vai incluir aulas teóricas e aulas práticas e uma visita de trabalho de campo que terá a duração de uma manhã ou uma tarde. Nas aulas teóricas serão expostos os conceitos e abordagens fundamentais. Nas aula práticas, serão discutidos textos de apoio, serão feitas apresentações, e será discutido o trabalho final. Uma visita de trabalho de campo será organizada para ajudar os alunos a compreender a importância da investigação de terreno no estudo da tecnologia e da sociedade.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender o papel fundamental da tecnologia nos debates contemporâneos sobre globalização e mudanças climáticas e desenvolver uma visão mais global e ativa de cidadania tecnológica

2. Descrever e explicar noções e abordagens fundamentais em antropologia e no domínio dos estudos de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.  

3. Usar abordagens críticas ao impacto da tecnologia na sociedade para repensar narrativas convencionais de progresso tecnológico e de modernidade global à luz dos desafios das alterações climáticas e outras incertezas ambientais.

4. Reconhecer o papel crucial desempenhado por projetos tecnológicos na política de segurança planetária e em outros aspetos das sociedades contemporâneas e aplicar esse entendimento a casos de estudo em diferentes partes do mundo.

5. Reconhecer e discutir as dimensões sociais, culturais e políticas de controvérsias ou desastres tecnológicos, tendo em atenção a relações de poder moldadas por fatores como raça, gênero, classe, 

Estágio(s)

Não

Programa

Tecnologia e mudança social estão intimamente ligadas no mundo contemporâneo dominado por ideologias de progresso tecnológico, mas a tecnologia não é apenas uma fonte de novos "bens", é também uma fonte de novos "maus," e esses "maus" são um componente importante da presente conjuntura de crescentes incertezas sociais e ambientais. Este curso explora controvérsias e desastres tecnológicos em diferentes partes do mundo, mostrando como o impacto de desenvolvimentos tecnológicos é mediado por complexas negociações sociais, morais, legais e políticas. De sanitas de descarga a estações de energia nuclear e veículos a combustível fóssil, de culturas OGM a agropecuária intensiva e tecnologias de fake news, o curso explora um amplo número de estudos de caso que desafiam ideias convencionais sobre tecnologia, convidando os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda das principais forças que moldam o mundo contemporâneo e os seus principais desafios sociais e ambientais.

Docente(s) responsável(eis)

Gonçalo João Duro dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral (15 minutos) sobre o trabalho escrito : 20.0%
Ficha de leitura: 20.0%
Trabalho escrito final sobre controvérsia ou desastre tecnológico: 60.0%

Bibliografia

- Anand, N.. 2017. Hydraulic City: Water and the Infrastructures of Citizenship in Mumbai. Duke Univ. Press.

- Chen, Jenny et al. Dying for an iPhone. Apple, Foxconn, and The Lives of China's Workers. Pluto.

- Hecht, G. & P. Gupta. (eds) 2017. “Toxicity, Waste, Detritus in the Global South: Africa and Beyond.” Special Issue of Somatosphere

- Jasanoff, S. 2016. The Ethics of Invention. Technology and the Human Future. Norton

- Latour, B. 2018. Down to Earth: Politics in the New Climatic Regime. Polity

- Morozov, E. 2014. To Save Everything, Click Here. Public Affairs.

- Santos, G. 2021. Chinese Village Life Today. Building Families in an Age of Transition. Univ. of Washington Press.

- Scott, J. 1998. Seeing like a State: How Certain Schemes to Improve the Human Condition Have Failed. Yale University Press.

- Sternsdorff-Cisterna, N.  2018. Food Safety After Fukushima. University of Hawaii Press.

- White, H, and L, Zhang. 2017. Complicit. Documentary Film.