Métodos de Investigação
1
2021-2022
02043433
Antropologia Social e Cultural
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino da disciplina articulam o debate em aula de bibliografia de leitura prévia obrigatória com exercícios práticos de experimentação de diferentes métodos de pesquisa em Antropologia Social e Cultural. Os alunos deverão escrever uma nota de campo e realizar dois exercícios de experimentação de duas das metodologias debatidas em aula.
Resultados de Aprendizagem
Se com esta disciplina se pretende, por um lado, introduzir os alunos nos atuais contextos de discussão sobre a necessidade de revisão dos métodos de investigação em Antropologia Social e Cultural, em particular, do trabalho de campo etnográfico. Por outro, ela tem como propósito proporcionar um contexto de prática e experimentação de diferentes metodologias de pesquisa, de modo a se aprender fazendo.
Os alunos deverão ser capazes de refletir criticamente sobre as potencialidades e limites dos diferentes métodos de investigação em Antropologia Social e Cultural. Conhecer e praticar diferentes modalidades de investigação etnográfica. Conhecer metodologias de trabalho com sujeitos, imagens e objetos. Praticar diferentes modalidades de escrita etnográfica. Desenvolver metodologias de pesquisa colaborativa com outras disciplinas e/ou conhecimentos e práticas.
Estágio(s)
NãoPrograma
O programa da disciplina centra-se na reformulação crítica do trabalho de campo etnográfico partindo da crise da representação e da viragem reflexiva que marcou a antropologia pós-moderna. Serão debatidas diferentes modalidades de autoridade etnográfica e os alunos terão a oportunidade de praticar estas diferentes modalidades, nomeadamente, através da realização de notas de campo. Serão posteriormente abordadas diferentes metodologias de pesquisa etnográfica, desde a observação participante, a etnografias multi-situadas, a metodologias visuais e digitais, a metodologias centradas em objetos. Por fim, falaremos de contextos de pesquisa colaborativa não apenas com outras disciplinas e dentro da academia, mas também com outros conhecimentos e práticas para lá dela. Será aqui referida a distinção traçada por Tim Ingold (2014) entre observação participante, orientada para o futuro, e etnografia, enquanto prática de documentação.
Docente(s) responsável(eis)
Sandra Isabel de Oliveira e Xavier Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Nota de campo: 30.0%
Para os dois exercícios práticos: 70.0%
Bibliografia
Robben, A.C.G.M. e Sluka, J. A. (Ed.), 2007, Ethnographic Fielwork: an anthropological reader, Oxford, Blackwell Publiching.
Edwards, E. e Hart, J. (Ed.), 2004, Photographs Objects Histories: on the materiality of images, Londres, Routledge.
Emerson, R. M.; Fretz, R. I. E Shaw, L. L., 1995, Writing Ethnographic Fieldnotes, Londres, The University of Chicago Press.
Estalella, A. e Sánchez Criado, T. (Eds), 2018, Experimental Collaborations. Ethnography through Fieldwork Devices, New York, Berghahn
Ingold, T, 2014, “That’s enough about ethnography!” in Hau: Journal of Ethnographic Theory 4(1): 383-395.
Ingold, T., 2018, Anthropology: Why It Matters, Medford, Polity Press.
Kelty, C., 2009, “Collaboration, coordination, and composition: Fieldwork after internet” in Faubion, J. e Marcus, G. (Ed.), Fieldwork is not what it used to be: learning anthropology’s method in a time of transition, Nova Iorque, Cornell University Press, pp. 184-206.