Antropologia, pós-humanidade e hiper-objectos

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02043366
Área Científica
Antropologia Social e Cultural
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica. 

Métodos de Ensino

Aulas expositivas e seminários de discussão das propostas de trabalho.

Resultados de Aprendizagem

O estudante deverá adquirir competências e conhecimentos que lhe permitam pensar/repensar o mundo moderno e contemporâneo tendo em conta um conjunto de reflexões teóricas e conceptuais em torno da condição pós-humana no nosso presente (com referências para um arco filosófico que vai de Michel Foucault a Peter Sloterdijk). O aluno deverá saber articular estas discussões com os problemas resultantes da complexidade da produção de hiper-objectos (Timothy Morton). Deverá, ainda, saber desenvolver uma investigação original sobre o conhecimento antropológico do contemporâneo e a produção de hiper-objectos, com especial referência para as alterações climáticas e para o modo como estas evidenciam processos complexos que podem ser melhor compreendidos à luz da noção de hiper-objecto formulada por Morton.   

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade letiva visa investigar a condição presente da antropologia contemporânea que se prende, numa acepção particularmente insistente da teoria, com o descentramento do humano ou com a sua superação. Um dos problemas centrais em discussão consiste na proliferação de «hiper-objectos», para usar a designação do ecólogo Timothy Morton (2013), isto é, objetos que se apresentam de tal forma massivamente distribuídos no tempo e no espaço que transcendem a sua localização, tais como, por exemplo, as alterações climáticas, os sacos de plástico ou a esferovite. Pretende-se mostrar como esta condição presente exige uma redefinição conceptual profunda da disciplina, sendo esse exercício urgente de forma a responder aos desafios que se nos colocam hoje. A unidade letiva pretende que os estudantes desenvolvam uma investigação original em torno de um hiper-objecto (as alterações climáticas) que promova respostas experimentais à sua proliferação e sistematização.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Fernando Gomes da Silva Quintais

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 25.0%
Trabalho de síntese: 75.0%

Bibliografia

Latour, Bruno (2017) Facing Gaia: eight lectures on the new climatic regime, Oxford, Polity Press.

Morton, Timothy (2013) Hyperobjects: philosophy and ecology after the end of the world, Minneapolis, Londres, University of Minnesota Press.

Morton, Timothy (2018) Dark ecology: for a logic of future coexistence, Nova Iorque, Columbia University Press. 

Rabinow, Paul (2003) Anthropos today: reflections on modern equipment, New Jersey, Princeton University Press.

Sloterdijk, Peter (2011) Bubbles: spheres I, Nova Iorque, Semiotext(e).

Sloterdijk, Peter (2014) Globes: spheres II, Nova Iorque, Semiotext(e)

Sloterdijk, Peter (2016) Foams: spheres III, Nova Iorque, Semiotext(e).   

Nancy, Jean-Luc (2014) A equivalência das catástrofes (após Fukushima), Lisboa, Nada.

Wolfe, Cary (2010) What is posthumanism? Minneapolis, Londres, University of Minnesota Press.