Processos de Ligação

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02005603
Área Científica
Ciências da Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas decorrem em regime teórico e teórico-prático. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e as tecnologias associadas aos conceitos. Nas aulas práticas são detalhados mais alguns aspectos das tecnologias com recurso a audiovisuais e realizados exercícios de aplicação em sala ou laboratório. Os alunos têm uma participação activa em todo o processo formativo, sendo solicitados para apresentar as soluções encontradas para os problemas e trabalhos distribuídos. As aulas práticas são ainda complementadas com visitas a empresas.

Resultados de Aprendizagem

Transmitir o conhecimento considerado base na área da produção de peças e estruturas pelas tecnologias de fundição e soldadura. São abordados as principais tecnologias e aspectos da concepção e produção de peças em moldações permanentes e não permanentes, bem como a influência do modo de solidificação na sanidade das peças. São também apresentadas as principais tecnologias convencionais de soldadura por fusão e no estado sólido e os critérios de selecção e aplicação dessas tecnologias. Transmitem-se também os princípios das principais técnicas de controlo não destrutivo. Pretende-se o desenvolvimento de competências instrumentais (comunicação oral e escrita e capacidade para resolver problemas), pessoais (raciocínio crítico) e sistémicas (aplicar na prática os conhecimentos teóricos e desenvolvimento de autocrítica e auto-avaliação), essenciais para a resolução de problemas de engenharia nesta área.

Estágio(s)

Não

Programa

Princípios das tecnologias de fundição. Influência do modo de solidificação na produção de peças. Tecnologias de fundição. Selecção de tecnologias de fundição. Princípios da concepção de moldes e moldações. Defeitos de fundição. Fundamentos da soldadura por fusão e no estado sólido. Física do arco eléctrico. Transferência de calor e massa na soldadura. Efeitos estruturais, metalúrgicos e mecânicos da operação de soldadura. Tecnologias convencionais de soldadura e corte térmico de materiais. Aspectos económicos. Selecção de processos de soldadura. Controlo de qualidade de peças vazadas ou estruturas soldadas.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 25.0%
Mini Testes: 75.0%

Bibliografia

D.M Rodrigues; Fundamentos de Tecnologias de Fundição, Universidade de Coimbra, 2007.

José M. G. C. Ferreira, Tecnologia da Fundição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

A. Loureiro, Notas de Tecnologia dos Processos de Ligação, Universidade de Coimbra, 2010.

J.F.O. Santos e L. Quintino, Processos de Soldadura, Vol. I e II, Edições ISQ, 1993

R. W. Messler, Joining of Materials and Structures, Elsevier 2004