Desporto de Opção I – Recreação e Jogos

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01019596
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método misto

a) Aulas teóricas eminentemente positivas;

b) Aulas teórico-práticas para a discussão de temáticas previamente acertadas e acessíveis em material de apoio, elaboração de projetos de recreação e jogos, implementação de projetos de recreação e jogos;

c) Trabalho autônomo (leituras, fichas de textos, visualização de filmes específicos, dentre outros);

d) Atendimento individualizado.

Resultados de Aprendizagem

i. Dominar conhecimentos básicos de cariz conceitual e técnico acerca das áreas da Recreação, Jogos, e Desportos de Recreação.

ii. Evidenciar competências técnicas inerentes ao planejamento, execução monitorização e avaliação das atividades recreativas.

iii. Ser capaz de refletir sobre os espaços e os modelos de aplicação realcionados à Recreação, Jogos e os Desporto de Recreação.

iv. Refletir e discutir sobre os elementos fundamentais para a elaboração de projetos récreo-desportivos para atendimento à comunidade - Elaboração projetos de aplicação.

v. Demonstrar competências para desenvolver projetos de investigação nos campos da Recreação, Jogos e Desportos de Recreação – Elaboração de ante-projetos de investigação.

Estágio(s)

Sim

Programa

1 - Conceitos e abordagens: 1.1 - recreação; 1.2 - jogo; 1.3 – desporto de recreação; 1.4 – emoções; 1.5 – Praxiologia Motriz

2- Classificação dos jogos segundo diferentes autores

3 - Recreação e jogos no desenvolvimento humano:

3.1 – em diferentes faixas etárias; 3.2 - nos ciclos da vida; 3.3 - para diferentes públicos-alvo.

4 - O jogo enquanto conteúdo programático da Educação Física:

4.1 - Educação pelo jogo

5 – Elaboração de projetos – elementos fundamentais.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Rosa Fachardo Jaqueira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório final de atividades: 15.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%

Bibliografia

Bernal, J., R. (2001). Juegos y actividades adaptadas: tudo o que debemos saber para compreender y facilitar la integración. Editorial Gymnos, Madrid.

Gouvêa, R. (1963). Recreação. Agir, Rio de Janeiro.

Lagardera, F., Lavega, P. (2003). Introduccion a la Praxiologia Motriz. Paidotribo, Madrid.

Royo, I. P. (2011).  Educación Física Emocional: de la teoria a la práctica. Inde: Barcelona.

Parlebas, P. (1998): Juegos, deporte y sociedad. Léxico de Praxiología Motriz. Editorial Paidotribo, Barcelona (2001). Adaptación y Revisión: Francisco Lagardera y Pere Lavega.

Pont, P., G., Carroggio, M., R. (2001). Movimiento creativo com personas mayores. Editorial Paidotribo, Barcelona.

Teixeira, M., S. (1970). Manual teórico-prático recreação para todos. Obelisco, São Paulo.

Virosta, A. (2004). Deportes Alternativos: en el âmbito de la Educación Física. Madrid, Gymnos Editorial.