Psicologia para a Sustentabilidade e Intervenção Educativa
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2023-2024
02043241
Psicologia
Português
B-learning
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Ensino-aprendizagem direcionados para o apoio à elaboração de projetos de dinamização da comunidade, mediante identificação conjunta das estratégias apropriadas e dos conhecimentos e saberes-fazer requeridos.
Apresentação oral dos conteúdos-chave pela professora, e apresentações complementares por parte dos alunos. Exercícios de aplicação de conhecimentos e competências (construção de questionário ou de guiões de entrevista e/ou interpretação dos dados da aplicação de instrumentos preexistentes; realização e interpretação de resultados de simulações /jogos) e discussão em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Contribuir para a educação ambiental em todos os níveis de formação.
Desenvolver sentido de participação, individual e coletiva, nas políticas e metas de sustentabilidade, desenvolvendo uma visão do futuro exercício profissional contemplando esta valência.
Saber consultar fontes informativas cientificas e institucionais relativas a tratados, relatórios, roteiros, do Programa Ambiental das Nações Unidas, do Parlamento Europeu, e da APA.
Identificar contributos da ciência psicológica para a compreensão dos fatores e consequências dos problemas ambientais e para mudança comportamental (processos cognitivos, motivacionais, psicossociais), conhecer teorias e modelos explicativos e áreas de investigação e intervenção da psicologia aplicada à conservação do ambiente.
Saber relacionar conceitos teóricos e operacionais com problemas de investigação e de intervenção contribuir para a dinamização da comunidade, nomeadamente, com atividades de inquérito, de divulgação e de comunicação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Paradigmas culturais e relação com natureza
2. Dilemas sociais e contingências temporais no uso dos comuns
3. Políticas ambientais
4. Psicologia para a conservação: métodos de investigação e variáveis estudadas.
5. Biofilia e benefícios do contacto com a natureza. Conceito de conexão com a natureza
6. Fatores cognitivos e mobilizar a cognição para ação sustentável
7. Comportamentos, fatores e modelos explicativos: ação planeada, norma pessoal, influência social; autoperceção; afeto e emoções antecipadas; autoconceito e identidade; e auto-determinação. Consciência ambiental e influências pessoais e contextuais; Hiato atitudes e conduta; barreiras.
8. Processo de mudança e intervenção; Modificação das contingências situacionais_ estratégias antecedentes e consequentes, Nudge e Self Nudge, Marketing Social baseado na Comunidade, Comunicação e Persuasão, Fases da ação e mudança intencional auto-regulada, Exposição à natureza, tomada de perspetiva.
9. A eficácia das estratégias.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%
Bibliografia
Scott, B.A., Amel, E.L., Koger, S.& Manning,C. (2016) Psychology for Sustainability (4th ed). NY & London: Routledge.
Geller, S. (2016). Applied Psychology: Actively caring for People. Cambridge: C. Univers.Press.
Clayton, S. & Myers, G. (2015). Conservation Psychology: understanding and promoting human care for nature (2ed). Wiley-Blackwell.
Steg,L. Van den Berg, A.E. & de Groot, J.I. (eds) (2013). Environmental Psychology: An Introduction. Madden & Oxford: British Psychol Soc. John W. & Sons.
Jackson, T. (2005). Motivating Sustainable Consumption. Report to Sustainable Developm. Research Network. Univ. of Surrey.
Breda, SJ, Lopes, & Mónico (2017). Cultural values and the role of trust in agents and technology in consideration of dynamic prices electric grid and efficiency at home. Proceedings of 23rd ISDR Society Conference. Bogotá.
Breda, S.J. & Almeida, A.(2019). Environmental learning experiences, motivations and literacy in higher education. 1ª Confer. Campus Sustentav. Porto.