Psicologia para a Sustentabilidade e Intervenção Educativa

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02043241
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Ensino-aprendizagem direcionados para o apoio à elaboração de projetos de dinamização da comunidade, mediante identificação conjunta das estratégias apropriadas e dos conhecimentos e saberes-fazer requeridos.

Apresentação oral dos conteúdos-chave pela professora, e apresentações complementares por parte dos alunos. Exercícios de aplicação de conhecimentos e competências (construção de questionário ou de guiões de entrevista e/ou interpretação dos dados da aplicação de instrumentos preexistentes; realização e interpretação de resultados de simulações /jogos) e discussão em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Contribuir para a educação ambiental em todos os níveis de formação.

Desenvolver sentido de participação, individual e coletiva, nas políticas e metas de sustentabilidade, desenvolvendo uma visão do futuro exercício profissional  contemplando esta valência.

Saber consultar fontes informativas cientificas e institucionais relativas a tratados, relatórios, roteiros, do Programa Ambiental das Nações Unidas, do Parlamento Europeu, e da APA.

Identificar contributos da ciência psicológica para a compreensão dos fatores e consequências dos problemas ambientais e para mudança comportamental (processos cognitivos, motivacionais, psicossociais),  conhecer teorias e modelos explicativos e áreas de investigação e intervenção da psicologia aplicada à conservação do ambiente.

Saber relacionar conceitos teóricos e operacionais com problemas de investigação e de intervenção contribuir para a dinamização da comunidade, nomeadamente, com atividades de inquérito, de divulgação e de comunicação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Paradigmas culturais e relação com natureza

2. Dilemas sociais e contingências temporais no uso dos comuns

3. Políticas ambientais

4. Psicologia para a conservação: métodos de investigação e variáveis estudadas.

5. Biofilia e benefícios do contacto com a natureza. Conceito de conexão com a natureza

6. Fatores cognitivos e mobilizar a cognição para ação sustentável

7. Comportamentos, fatores e modelos explicativos:  ação planeada, norma pessoal, influência social; autoperceção; afeto e emoções antecipadas; autoconceito e identidade; e auto-determinação. Consciência ambiental e influências pessoais e contextuais; Hiato atitudes e conduta; barreiras.

8. Processo de mudança e intervenção; Modificação das contingências situacionais_ estratégias antecedentes e consequentes, Nudge e Self Nudge, Marketing Social baseado na Comunidade, Comunicação e Persuasão, Fases da ação e mudança intencional auto-regulada, Exposição à natureza, tomada de perspetiva.

9. A eficácia das estratégias.

Docente(s) responsável(eis)

Maria São João Castilho Breda

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%

Bibliografia

Scott, B.A., Amel, E.L., Koger, S.& Manning,C. (2016) Psychology for Sustainability (4th ed). NY & London: Routledge.

Geller, S. (2016). Applied Psychology: Actively caring for People. Cambridge: C. Univers.Press.

Clayton, S. & Myers, G. (2015). Conservation Psychology: understanding and promoting human care for nature (2ed). Wiley-Blackwell.

Steg,L. Van den Berg, A.E. & de Groot, J.I. (eds) (2013). Environmental Psychology: An Introduction. Madden & Oxford: British Psychol Soc. John W. & Sons.

Jackson, T. (2005). Motivating Sustainable Consumption. Report to Sustainable Developm. Research Network. Univ. of Surrey.

Breda, SJ, Lopes, & Mónico (2017). Cultural values and the role of trust in agents and technology in consideration of dynamic prices electric grid and efficiency at home. Proceedings of 23rd ISDR Society Conference. Bogotá.

Breda, S.J. & Almeida, A.(2019). Environmental learning experiences, motivations and literacy in higher education. 1ª Confer. Campus Sustentav. Porto.