Língua e Cultura Espanholas VI
1
2021-2022
02043230
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Espanhol
B-learning
3.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O curso segue uma abordagem de corte comunicativo e por tarefas, baseado na ação. Fomenta o papel ativo e a aprendizagem significativa do aluno a partir de um tema comunicativo e o desenvolvimento dos conteúdos funcionais, gramaticais, fonéticos, léxicos e socioculturais estabelecidos pelo Plano Curricular do Instituto Cervantes para este nível.
A avaliação será contínua. De acordo com os regulamentos vigentes no Centro de Línguas da Universidade de Coimbra, serão realizadas provas de avaliação, além de outras tarefas complementares. A qualificação final resultará da ponderação das provas e tarefas mencionadas, assim como da assistência e participação dos alunos nas aulas.
As percentagens são as seguintes:
1. Primeira frequência: 30%
2. Segunda frequência: 30%
3. Expressão oral: 20%
4. Participação / tarefas: 20%
Resultados de Aprendizagem
Competências
- Compreender e exprimir pensamentos e opiniões de maneira oral e escrita
- Conhecer e dominar os tempos verbais do indicativo e do conjuntivo
- Expressar ideias e mensagens no pretérito
- Desenvolver a autonomia na aprendizagem
- Desenvolver a competência social e intercultural
- Conhecer a fonética
Objetivos
- Ser capaz de compreender uma grande variedade de textos alheios à área de especialização dos alunos
- Ser capaz de compreender textos de carácter técnico
- Ser capaz de se relacionar com falantes nativos de forma fluente e natural, e sem esforço de compreensão por parte dos interlocutores
- Ser capaz de adaptar a linguagem ao contexto
- Ser capaz de fazer um uso efetivo da língua para fins sociais, académicos e profissionais
- Ser capaz de criar textos de certa complexidade, fazendo uso correto dos mecanismos de coesão
- Ser capaz de fazer descrições complexas e pormenorizadas sobre temas complexos
Ser capaz de utilizar expressões próprias da língua.
Estágio(s)
NãoPrograma
Conteúdos funcionais
Expressar condições
Transformação no discurso indireto
Expressar intencionalidade e finalidade, no passado, no futuro
Descrição de atividad, movimentos e a situação de pessoas e coisas
Reclamar por promessas não cumpridas
Transmitir petições e advertências
Expressar sentimentos, estados de espírito, competências
Narração e união de textos
Conteúdos gramaticais
Revisão de tempos verbais
Marcadores temporais
As orações concessivas e temporais
Os tempos verbais compostos
Preposições/Locuções Prepositivas+Infinitivo/ Pres. ou Imperf. do Conjuntivo
Fut. do Conjunt. vs. Pres. do Conjuntivo
Conteúdos lexicais
Expressões de cortesia
Regionalismos
Vocabulário da narração de contos ou lendas
Vocabulário sobre habilidades, sentimentos e cinema
Conteúdos fonéticos e ortográficos
Pronúncia e perceção de diferentes sotaques do espanhol
Entoação
Conteúdos socioculturais
A e(/i)migração em Espanha
A variedade linguística na América Latina
O cinema em Espanha e na América Latina
Docente(s) responsável(eis)
Maria Paz Candela de la Torre
Métodos de Avaliação
Avaliação
Expressão oral: 20.0%
Participação / tarefas: 20.0%
Primeira frequência: 30% + Segunda frequência: 30%: 60.0%
Bibliografia
Bibliografia básica
A docente irá posteriormente indicar o manual a utilizar.
Bibliografía complementaria
A. González Hermoso y C. Romero Dueñas: Competencia gramatical en uso. B2. Madrid, Edelsa, 2008.
A. González Hermoso y C. Romero Dueñas: Competencia gramatical en uso. B2. Claves. Madrid, Edelsa, 2008.
Castro, Francisca. Uso de la gramática elemental, Ed. Edelsa, 2010.
Palacios, Rosa. Vocabulario activo e ilustrado del español, SGEL, Madrid, 2010.
Gramática de uso del español, Ed. SM, Madrid, 2009.
Diccionario Salamanca de la lengua española, Madrid: Santillana/Universidad de Salamanca, 1996.
Buitrago, Alberto: Diccionario de dichos y frases hechas, Madrid: Espasa-Calpe, 2007.