Língua e Cultura Espanholas V
1
2021-2022
02043224
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Espanhol
B-learning
Semestral
3.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O curso segue uma abordagem de corte comunicativo e por tarefas, baseado na ação. Fomenta o papel ativo e a aprendizagem significativa do aluno a partir de um tema comunicativo e o desenvolvimento dos conteúdos funcionais, gramaticais, fonéticos, léxicos e socioculturais estabelecidos pelo Plano Curricular do Instituto Cervantes para este nível.
A avaliação será contínua. De acordo com os regulamentos vigentes no Centro de Línguas da Universidade de Coimbra, serão realizadas provas de avaliação, além de outras tarefas complementares. A qualificação final resultará da ponderação das provas e tarefas mencionadas, assim como da frequência e participação dos alunos nas aulas.
As percentagens são as seguintes:
- Primeira frequência: 30%
- Segunda frequência: 30%
- Expressão oral: 20%
4.Participação / tarefas: 20%
Resultados de Aprendizagem
Competências
Compreender e exprimir pensamentos e opiniões de maneira oral e escrita
Conhecer e dominar os tempos verbais do indic. e parte do conj.
Expressar ideias e mensagens no pretérito
Desenvolver a competência social e intercultural
Conhecer provérbios e expressões próprias da língua
Objetivos
Ser capaz de compreender as ideias principais de textos complexos, de temática concreta ou abstrata
Ser capaz de compreender textos de caráter técnico
Ser capaz de se relacionar com falantes nativos de forma fluente e natural
Ser capaz de adaptar a linguag ao contexto
Ser capaz de criar textos claros sobre temas diversos
Ser capaz de matizar ideias, contrapor argumentos e identificar as vantagens e desvantagens, fazendo uso de expressões e conectores específicos
Ser capaz de debater situações quotidianas definindo os pontos de vista
Ser capaz de utilizar provérbios no discurso escrito e oral
Ser capaz de planear o que dizer e como, considerando o efeito dos comentários sobre os ouvintes.
Estágio(s)
NãoPrograma
Conteúdos funcionais
Emitir e argumentar opiniões
Expressar desejos ou desconhecimento
Reagir a outros interlocutores, em acordo ou desacordo
Expor situações ou redigir notícias
Conteúdos gramaticais
Revisões
• tempos verbais
• discurso dir. e ind.
• perífrases verbais
A voz passiva
Construções impessoais
O indic. vs. conj.
O Pres. do Conj. como substituto do Fut. do Conj. (cf. português)
As orações relativas e a correlação dos tempos verbais
Verbos de opinião com Indic. e Conj.
Os tempos do Conj. Exortativo
Pret. Perf. do Conj.
Diferenças de uso entre o Pres., Pret. Imperf. e Pret. Perf. Composto do Conj.
O uso dos conectores
Conteúdos léxicos
Vocabulário específico
As formas de tratamento e de cortesia
Expressões Idiomáticas
Conteúdos fonéticos e ortográficos
Divisão silábica, ditongos, hiatos e acentuação
Entoação
Conteúdos socioculturais
Os média, a espiritualidade e diversidade religiosa e a educação em Espanha
As Comunidades Autónomas
A realidade linguística na Península Ibérica.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Paz Candela de la Torre
Métodos de Avaliação
Avaliação
Expressão oral: 20.0%
Participação / tarefas: 20.0%
Primeira frequência 30% + Segunda frequência 30%: 60.0%
Bibliografia
Bibliografia básica
A docente irá posteriormente indicar o manual a utilizar.
Bibliografía complementaria
A. González Hermoso y C. Romero Dueñas: Competencia gramatical en uso. B2. Madrid, Edelsa, 2008.
A. González Hermoso y C. Romero Dueñas: Competencia gramatical en uso. B2. Claves. Madrid, Edelsa, 2008.
Castro, Francisca. Uso de la gramática elemental, Ed. Edelsa, 2010.
Palacios, Rosa. Vocabulario activo e ilustrado del español, SGEL, Madrid, 2010.
Gramática de uso del español, Ed. SM, Madrid, 2009.
Diccionario Salamanca de la lengua española, Madrid: Santillana/Universidad de Salamanca, 1996.
Buitrago, Alberto: Diccionario de dichos y frases hechas, Madrid: Espasa-Calpe, 2007.