Estratégias para a promoção de competências digitais na aprendizagem

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02043213
Área Científica
Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O trabalho dos formandos será desenvolvido a partir de metodologias de trabalho individual e de grupo, de reflexão e descoberta, interação e trabalho de campo, pretendendo-se que contactem de forma prática com os recursos, se apropriem deles para desenhar o seu projeto e aplicar em contexto educativo. Os formandos deverão depois analisar  

e refletir sobre os resultados obtidos aquando da aplicação prática do projeto, aprender com a sua experiência e debater com os seus colegas os resultados obtidos na última sessão presencial.

Os/As formandos/as serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Será objeto de avaliação a participação dos formandos ao longo das sessões nas tarefas solicitadas (20%) e a apresentação dos trabalhos e respetivo relatório individual sobre o projeto realizado (80%).

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: conhecer métodos e estratégias digitais para promoção das competências digitais dos estudantes; desenvolver competências ao nível do uso de tecnologias digitais para diferenciação e personalização de ambientes digitais através de recursos diversificados, inovadores e adaptados às necessidades dos estudantes; preparar recursos digitais que permitam aos estudantes desenvolver e colocar em prática competências digitais.

Pretende-se que os docentes desenvolvam competências ao nível da capacidade de se apropriarem de diferentes recursos digitais para que no âmbito da formação dos estudantes se desenvolvam atividades nas quais os estudantes tenham oportunidade de compreender como utilizar esses mesmos recursos digitais na construção de conhecimento. Pretende-se também que os formandos sejam capazes de adequar os recursos selecionados às necessidades individuais dos estudantes.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Enquadramento e documentos orientadores

Apresentação dos documentos orientadores

a)Perfil dos Alunos à Saída da Escolarid Obrigatória e DL 55/2018, de 6/7

b)European Framework for the Digital Competence of Educators

c)Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027 Reconfigurar a educação e a formação para a era digital

Definição de um perfil de competências na área das estratégias de aprendizagem com recursos digitais

2.Estratégias de capacitação dos estudantes para trabalho em ambientes educativos digitais

Recursos e Tecnologias digitais para desenvolvimento de trabalho colaborativo e construção de aprendizagens de forma autónoma

Literacia da informação e dos média

3.Planificação de estratégias digitais de trabalho com estudantes

Planificação e desenho de um projeto que promova o trab discente em ambientes educativos digitais

Implementação do projeto desenhado em contexto educativo

4.Apresentação de trabalhos

Apresentação dos trabalhos realizados

Discussão e conclusões da Ação.

Docente(s) responsável(eis)

Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação dos formandos ao longo das sessões nas tarefas solicitadas : 20.0%
Apresentação dos trabalhos e respetivo relatório individual sobre o projeto realizado : 80.0%

Bibliografia

Dias-Trindade, S. & Ferreira, A. G. (2020). Digital teaching skills: DigCompEdu CheckIn as an evolution process from literacy to digital fluency. ICONO14. 18(2).

Dias-Trindade, S.; Mill, D. (orgs.) (2019). Educação e Humanidades Digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. DOI: 10.14195/978-989-26-1772-5

EU SCIENCE HUB (2017). Learning and Skills for the Digital Era. Disponível em URL: https://ec.europa.eu/jrc/en/research-topic/learningand-skills. Acesso em 15 novembro 2019.

Ranieri, M., Bruni, I., & Xivry, A. C. O. (2017). Teachers’ Professional Development on Digital and Media Literacy. Findings and recommendations from a European project. REM - Research on Education and Media. 10(2), 10-19.

Redecker, C. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Punie, Y. (ed). EUR 28775 EN. Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2017. DOI:10.2760/159770, JRC107466.