Estratégias de monitorização e avaliação através de recursos e métodos digitais

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02043202
Área Científica
Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O trabalho dos formandos será desenvolvido a partir de metodologias de trabalho individual e de grupo, de reflexão e descoberta, interação e trabalho de campo, pretendendo-se que contactem de forma prática com as ferramentas, se apropriem delas para desenhar o seu projeto e aplicar em contexto educativo. Os formandos deverão depois analisar e refletir sobre os resultados obtidos aquando da aplicação prática do projeto, aprender com a sua experiência e debater com os seus colegas os resultados obtidos na última sessão presencial

Os/As formandos/as serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua

Será objeto de avaliação a participação dos formandos ao longo das sessões nas tarefas solicitadas (20%) e a apresentação dos trabalhos e respetivo relatório individual sobre o projeto realizado (80%).

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os professores sejam capazes de: conhecer métodos e estratégias digitais para desenvolvimento da avaliação em contexto educativo; desenvolver competências ao nível do uso de tecnologias digitais para avaliação formativa e sumativa através de recursos diversificados e inovadores; preparar recursos digitais que permitam a análise de evidências das competências dos estudantes bem como o feedback sobre essas evidências; identificar recursos e estratégias que fazem uso do digital para adaptar as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes; identificar estratégias e recursos que fazem uso do digital para que os estudantes façam uso do feedback para estruturar o desenvolvimento das suas aprendizagens.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1 – Enquadramento e documentos orientadores

- Apresentação dos documentos orientadores;

- Definição de um perfil de competências na área da Avaliação com recursos digitais.

Módulo 2 – Estratégias de planeamento, análise de evidências, avaliação e feedback

- Recursos e Tecnologias digitais para avaliação formativa e sumativa;

- Cenários de avaliação que recorrem a instrumentos digitais para monitorização, acompanhamento e feedback;

- Adequação de recursos de avaliação e acompanhamento à luz da educação inclusiva.

Módulo 3 – Planificação de estratégias digitais de avaliação

- Planificação e desenho de um projeto de avaliação a partir de recursos digitais (avaliação formativa e acompanhamento, avaliação sumativa e feedback);

- Implementação do projeto desenhado em contexto educativo.

Módulo 4 – Apresentação de trabalhos

- Apresentação dos trabalhos realizados;

- Discussão e conclusões da Ação.

Docente(s) responsável(eis)

Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação dos formandos ao longo das sessões nas tarefas solicitadas : 20.0%
Apresentação dos trabalhos e respetivo relatório individual sobre o projeto realizado : 80.0%

Bibliografia

Dias-Trindade, S. & Ferreira, A. G. (2020). Digital teaching skills: DigCompEdu CheckIn as an evolution process from literacy to digital fluency. ICONO14. 18(2).

Dias-Trindade, S.; Mill, D. (orgs.) (2019). Educação e Humanidades Digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. DOI: 10.14195/978-989-26-1772-5

EU SCIENCE HUB (2017). Learning and Skills for the Digital Era. Disponível em URL: https://ec.europa.eu/jrc/en/research-topic/learningand-skills. Acesso em 15 novembro 2019.

Ranieri, M., Bruni, I., & Xivry, A. C. O. (2017). Teachers’ Professional Development on Digital and Media Literacy. Findings and recommendations from a European project. REM - Research on Education and Media. 10(2), 10-19.

Redecker, C. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Punie, Y. (ed). EUR 28775 EN. Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2017. DOI:10.2760/159770, JRC107466.