Ecossistemas Digitais de Ensino e Aprendizagem

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02043197
Área Científica
Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O trabalho dos formandos será desenvolvido a partir de metodologias de trabalho individual e de grupo, de reflexão e descoberta, interação e trabalho de campo, pretendendo-se que contactem de forma prática com as ferramentas, se apropriem delas para desenhar o seu projeto e aplicar em contexto educativo. Os formandos deverão depois analisar e refletir sobre os resultados obtidos aquando da aplicação prática do projeto, aprender com a sua experiência e debater com os seus colegas os resultados obtidos na última sessão presencial.

Os/As formandos/as serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Será objeto de avaliação a participação dos formandos ao longo das sessões nas tarefas solicitadas (20%) e a apresentação dos trabalhos e respetivo relatório individual sobre o projeto realizado (80%).

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: integrar recursos digitais na planificação e implementar estratégias de ensino-aprendizagem; conhecer métodos e estratégias digitais para promoção de aprendizagens colaborativas e que que permitam aos estudantes um envolvimento ativo no processo de ensino-aprendizagem; integrar tecnologias digitais para diferenciação e personalização de ambientes digitais através de recursos diversificados e inovadores; compreender a importância da correta utilização da tecnologia tanto como modelo pedagógico como enquanto promotor de boas práticas.

Pretende-se que os docentes desenvolvam competências de trabalho com recursos digitais para desenvolvimento de ecossistemas educativos digitais, de acordo com os documentos normativos do sistema educativo português. Essas competências devem contemplar a preparação de recursos digitais para ensinar, articular com estratégias diversificadas para o desenvolvimento de competências transversais e de ambientes virtuais ou híbridos de aprendizagem.

Estágio(s)

Não

Programa

1 – Enquadramento e documentos orientadores

- Apresentação dos documentos orientadores:

a) Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e DL n.º 55/2018, de 6/7;

b) European Framework for the Digital Competence of Educators;

c) Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027: Reconfigurar a educação e a formação para a era digital.

- Definição de um perfil de competências na área das estratégias de aprendizagem com recursos digitais.

2 – Ecossistemas digitais de ensino e de aprendizagem

- Potencialidades educativas das tecnologias digitais;

- Recursos digitais para atividades colaborativas;

- Ampliação e aprofundamento de competências de produção e divulgação do saber.

3 – Planificação de um Ecossistema Educativo Digital

- Planificação e desenho de um projeto de um ecossistema educativo digital;

- Implementação do projeto desenhado em contexto educativo.

4 – Apresentação de trabalhos

- Apresentação dos trabalhos realizados;

- Discussão e conclusões da Ação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação dos formandos ao longo das sessões nas tarefas solicitadas : 20.0%
Apresentação dos trabalhos e respetivo relatório individual sobre o projeto realizado : 80.0%

Bibliografia

Dias-Trindade, S. & Ferreira, A. G. (2020). Digital teaching skills: DigCompEdu CheckIn as an evolution process from literacy to digital fluency. ICONO14. 18(2).

Dias-Trindade, S.; Mill, D. (orgs.) (2019). Educação e Humanidades Digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. DOI: 10.14195/978-989-26-1772-5

EU SCIENCE HUB (2017). Learning and Skills for the Digital Era. Disponível em URL: https://ec.europa.eu/jrc/en/research-topic/learningand-skills. Acesso em 15 novembro 2019.

Ranieri, M., Bruni, I., & Xivry, A. C. O. (2017). Teachers’ Professional Development on Digital and Media Literacy. Findings and recommendations from a European project. REM - Research on Education and Media. 10(2), 10-19.

Redecker, C. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Punie, Y. (ed). EUR 28775 EN. Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2017. DOI:10.2760/159770, JRC107466.