Seminário de Orientação

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02043158
Área Científica
Ciência Política
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular assenta numa lógica de aprendizagem ativa que combina o acompanhamento individual e regular do trabalho desenvolvido pelos estudantes, com sessões de apresentação e discussão dos seus resultados de investigação.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objectivo acompanhar os estudantes na definição e estruturação das dissertações/projetos/relatórios que pretendem desenvolver no seu trabalho final de 2º Ciclo, contribuindo também para a preparação da sua defesa oral.

Este seminário tem dois objetivos específicos:

1. O desenvolvimento do trabalho dos alunos em tempo útil e na qualidade necessária à entrega e defesa das dissertações/projetos/relatórios, através de um contínuo exercício de afinação teórica e metodológica

2. A discussão continuada da evolução do trabalho de investigação dos alunos e dos seus resultados.

Estágio(s)

Não

Programa

O seminário apoia os estudantes no processo de escrita e desenvolvimento das suas dissertações/projetos/relatórios de mestrado. Deste modo, os conteúdos programáticos serão ajustados aos projetos e dinâmicas específicas dos alunos de cada edição. Não obstante, a definição anual dos conteúdos programáticos visa uma abordagem gradativa ao trabalho desenvolvido, de modo a assegurar que no final do seminário as dissertações/projetos/relatórios estão prontas ou em fase de revisão final. Por esse motivo, o seminário funciona em estreita articulação com os/as orientadores dos/as estudantes.  

Métodos de Avaliação

Avaliação
Capítulos de dissertação/projeto/relatório de estágio: 50.0%
Apresentação e discussão dos resultados de investigação : 50.0%

Bibliografia

Baird, B., & Mollen, D. (2018). The Internship, Practicum, and Field Placement Handbook (8ª ed.). Routledge.

Galvan, J., & Galvan, M. (2017). Writing Literature Reviews: A Guide for Students of the Social and Behavioral Sciences. Routledge.

Kapiszewski, D., MacLean, L., & Read, B. (2015). Field Research in Political Science: Practices and Principles. Cambridge University Press.

Straits, B., & Singleton, R. (2017). Social Research: Approaches and Fundamentals (6ª ed.). Oxford University Press.

Tusting, K., et al (2019). Academics Writing: The Dynamics of Knowledge Creation. Routledge.

A restante bibliografia obrigatória varia de acordo com o tema de investigação escolhido por cada aluno. | The remaining essential bibliography varies according to the research topic chosen by each student.