Seminário de Competências Profissionais

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02043142
Área Científica
Ciência Política
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular combina uma abordagem teórico-prática, operacionalizada através de módulos temáticos. A parte teórica será concretizada pelos/as docentes do mestrado e por um leque de palestrantes convidados, nomeadamente profissionais especialistas em diversas áreas relativas a saídas profissionais de Estudos Europeus. Isto será complementado com uma forte incidência prática, com exercícios a realizar pelos/as estudantes, envolvendo-os em simulações de contextos reais de trabalho.

Resultados de Aprendizagem

A uc promove o desenvolvimento de competências profissionais para o desempenho de carreiras nacionais ou internacionais, na área dos Estudos Europeus, assessoria política, relações internacionais, assuntos governamentais, não-governamentais ou empresariais. A uc visa fomentar nos estudantes capacidade de análise e raciocínio críticos, de comunicação oral e retórica, promovendo competências para lidar com temas controversos, através da liderança, mediação e interculturalidade. 

No final do semestre, o/a estudante deve ser capaz de:

1. Ser proficiente na pesquisa, análise e aconselhamento sobre temas políticos, sociais e económicos complexos

2. Cobrir e elaborar relatórios sobre reuniões, conferências e debates

3. Construir uma fundamentação de apoio a uma posição política

4. Comunicar oralmente e argumentar sobre assuntos complexos

5. Liderar reuniões e mediar negociações

6. Liderar através do trabalho em equipa, da cooperação e da integração

7. Trabalhar em ambientes multiculturais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Pesquisa, análise, sumário e aconselhamento político

2. Competências interculturais

3. Comunicação e advocacy

4. Negociação e mediação

5. Liderança e trabalho de equipa.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Anunciação Ferraz Camisão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Simulação: 70.0%

Bibliografia

Alexander,D., & Lewis,J. (2017). Making Public Policy Decisions: Expertise, skills and experience. Routledge.

Coleman,P. et al (Eds.). (2014). The Handbook of Conflict Resolution (3ª ed.). Jossey-Bass.

Gill,R. (2011). Theory and Practice of Leadership (2ª ed.). Sage.    

Halpin,D. (2015). The Organization of Political Interest Groups: Designing Advocacy. Routledge.

Lewicki,R. et al (2014). Negotiation: Readings, Exercises and Cases (6ª ed.). McGraw-Hill.    

Markland,A. (2020). NGOs, Knowledge Production and Global Humanist Advocacy. Routledge.    

Nishishiba,M. (2017). Culturally Mindful Communication: Essential Skills for Public and Nonprofit Professionals. Routledge.

Rubin,H. (2018). Advocacy for Social Change: Coalitions and the Organizations That Lead Them. Routledge.

Smith,C. (2015). Writing Public Policy: A Practical Guide to Communication in the Policy-Making Process (4ª ed.). OUP.

West,M. (2012). Effective Teamwork: Practical lessons from Organizational Research. Blackwell.