Atividades Extracurriculares

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02043057
Área Científica
Competências Transversais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino a mobilizar serão essencialmente activos, com ampla participação das/os estudantes quer na definição dos conteúdos das sessões quer na respetiva dinamização. Para além das primeiras e das últimas sessões, cujos conteúdos serão pré-definidas, as restantes serão definidas em função das atividades em que se verifica o envolvimento das/os estudantes. A uc é concebida como uma série de workshops colaborativos que são compostas de discussões, atividades práticas e dicas de como alcançar os benefícios-chave das atividades extracurriculares.

Resultados de Aprendizagem

Esta uc fornece o enquadramento e estímulo para a diversificação das atividades que entendemos como oportunidades de aprendizagem fora da sala de aula, tendo em vista a ampliação da capacidade de construção de conhecimento por parte de estudantes, através do seu envolvimento em atividades que respondam aos seus interesses intelectuais, sociais, culturais ou outros. Espera-se que este envolvimento contribua para o reforçar o seu conhecimento da realidade social, autoconfiança e criatividade e aperfeiçoar as suas competências transversais, nomeadamente as sociais e comunicacionais.

Pretende-se dar a conhecer os benefícios e riscos das atividades extracurriculares (AE) - potenciar uma melhor performance académica; alargar horizontes de vida e de carreira; valorizar o curriculum, hoje um elemento diferenciador; aumentar a probabilidade de ter sucesso em concursos competitivos; e os riscos - aumentar a carga e dificultar a gestão do tempo; potenciar a violação de regras da ética académica. 

Estágio(s)

Não

Programa

Esta unidade curricular começará com um conjunto de sessões introdutórias destinadas a familiarizar os estudantes com a organização do trabalho durante o semestre e as respetivas normas e requisitos. No decorrer das sessões presenciais serão fornecidos elementos de informação que ajudem a aprofundar a reflexão em torno das vantagens e riscos das atividades extracurriculares (AE) e serão dados exemplos de boas práticas. Características e estratégias das AE com que as/os estudantes têm envolvimento serão também objeto de trabalho colaborativo em sala de aula. Serão ainda organizadas sessões que ajudem a melhorar competências transversais, como a resolução de problemas, comunicação oral e escrita, trabalho em equipa e questões éticas suscitadas pelas relações sociais nas organizações. No fim da uc, as/os estudantes deverão apresentar oralmente na sala de aula, perante a turma, o balanço que fazem das atividades que desenvolveram e a sua reflexão em torno das aprendizagens adquiridas.

Docente(s) responsável(eis)

Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

AKAR, Bassel -  Global Education Monitoring Report - Developing a monitoring instrument to measure extracurricular and non-formal activities, 2016. Disponível em: http://www.ndu.edu.lb/Library/Assets/Files/Documents/UNESCO%20-%20Education%20for%20People%20and%20Planet.pdf

BAH, Karimatou - Student Learning Outcomes: Exploring Co-curricular Activities, 2015. Disponível em: https://conservancy.umn.edu/bitstream/handle/11299/172063/Karima%20final%20paper.pdf;sequenc

IDRC- A Toolkit for Participatory Action Research [em linha]. Disponível em: https://idl-bnc-idrc.dspacedirect.org/bitstream/handle/10625/56781/IDL-56781.pdf>.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato - Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2ª ed., 4ª reimp.. São Paulo : Editora Atlas, 2009. [BP 303 MAR]

THIOLLENT, Michel J. M. - Metodologia da pesquisa-ação. 4ª ed.. São Paulo : Cortez Editora : Editora Autores Associados, 1988. [BP 303 THI].