Gestão de Organizações e Empresas Sociais

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02043043
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

A UC irá combinar

a)   Sessões de cariz mais expositivo com estimulação de debate; análise de textos/case studies e sua discussão

b)  Trabalhos de grupo para análise/conceção de instrumentos de suporte aos processos organizacionais;

c)   Exercícios de aplicação de conhecimentos

d)  Participação de profissionais a desempenhar funções a nível da gestão de organizações como forma de apresentação de práticas bem sucedidas em vários domínios da gestão.

Resultados de Aprendizagem

-Aproximar os estudantes dos principais conceitos de Gestão de organizações sociais, proporcionando-lhes uma visão global das mesmas e de funções necessárias ao seu funcionamento

-Proporcionar conhecimentos de gestão de organizações, enfatizando conceitos e práticas que permitam aos estudantes situarem-se em diferentes quadros de organizações e aí assumir funções de gestão

- Capacitar para a aplicação de conceitos e instrumentos de gestão organizacional visando fomentar um desempenho mais profissional e sustentável destas organizações, no âmbito do cumprimento da sua missão social

-Capacitar para a analise critica dos contextos organizacionais identificando os principais desafios que se colocam às organizações e empresas sociais e dando a conhecer algumas das vias para os enfrentar

-Promover a capacidade e atitude de pesquisa relativa a dinâmicas de gestão passíveis de otimizar a intervenção profissional e a profissionalização das organizações sociais.

Estágio(s)

Não

Programa

I - Elementos introdutórios

-Organizações, empresas sociais; missão, orientações estratégicas; aspetos de convergência e diferenciação

II – Modelos organizacionais relevantes para as organizações sociais

-Modelo mecanicista, organicista, abordagens sistémicas

-Níveis de gestão, poder e decisão

-Estruturas organizacionais

III -Gestão de recursos organizacionais

- Sustentabilidade organizacional

- Viabilidade, financiamento e fundraising

- Estratégia, eficiência organizacional e avaliação de desempenho organizacional

IV -Gestão de pessoas e relações organizacionais

 - Supervisão, avaliação e formação de pessoal

 - A colaboração interdisciplinar nas equipas

- Gestáo de emoçóes e de conflitos

- Redes e trabalho em parceria

 V -Ética e responsabilização organizacional

-Valores e ética na prática da “gestão social”

-As "relações" de accountability nas "organizações sociais

-Modelos e mecanismos de accountability.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Gomes dos Reis Amaro da Luz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Hardina, Donna et al (2007) An empowering approach to managing social service organizations. New York: Springer

Wearing, Michael & Hughes, Mark (2013). Organizations and Management in Social Work. London:Sage

Luz, Helena (2017). Empoderamento Organizacional e Intervenção Social. In C. Albuquerque e A. Arcoverde (eds.), Serviço Social Contemporâneo-Reflexividade e Estratégia (pp. 91-114), Lisboa: Pactor

Ruela, Andreia & Albuquerque, Cristina (2016). Accountability no terceiro sector em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

Sá, Patrícia (2016). A Gestão das Organizações do Terceiro Setor. In F. Almeida (coord.) "Introdução à Gestão de Organizações" (pp. 633-649), Lisboa: Escolar Editora.

Sargeant, Adrian & Jay, Elaine (2014). Fundraising Management: Analysis, planning and practice. London: Routledge