Gestão de Organizações e Empresas Sociais
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2021-2022
02043043
Gestão
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos.
Métodos de Ensino
A UC irá combinar
a) Sessões de cariz mais expositivo com estimulação de debate; análise de textos/case studies e sua discussão
b) Trabalhos de grupo para análise/conceção de instrumentos de suporte aos processos organizacionais;
c) Exercícios de aplicação de conhecimentos
d) Participação de profissionais a desempenhar funções a nível da gestão de organizações como forma de apresentação de práticas bem sucedidas em vários domínios da gestão.
Resultados de Aprendizagem
-Aproximar os estudantes dos principais conceitos de Gestão de organizações sociais, proporcionando-lhes uma visão global das mesmas e de funções necessárias ao seu funcionamento
-Proporcionar conhecimentos de gestão de organizações, enfatizando conceitos e práticas que permitam aos estudantes situarem-se em diferentes quadros de organizações e aí assumir funções de gestão
- Capacitar para a aplicação de conceitos e instrumentos de gestão organizacional visando fomentar um desempenho mais profissional e sustentável destas organizações, no âmbito do cumprimento da sua missão social
-Capacitar para a analise critica dos contextos organizacionais identificando os principais desafios que se colocam às organizações e empresas sociais e dando a conhecer algumas das vias para os enfrentar
-Promover a capacidade e atitude de pesquisa relativa a dinâmicas de gestão passíveis de otimizar a intervenção profissional e a profissionalização das organizações sociais.
Estágio(s)
NãoPrograma
I - Elementos introdutórios
-Organizações, empresas sociais; missão, orientações estratégicas; aspetos de convergência e diferenciação
II – Modelos organizacionais relevantes para as organizações sociais
-Modelo mecanicista, organicista, abordagens sistémicas
-Níveis de gestão, poder e decisão
-Estruturas organizacionais
III -Gestão de recursos organizacionais
- Sustentabilidade organizacional
- Viabilidade, financiamento e fundraising
- Estratégia, eficiência organizacional e avaliação de desempenho organizacional
IV -Gestão de pessoas e relações organizacionais
- Supervisão, avaliação e formação de pessoal
- A colaboração interdisciplinar nas equipas
- Gestáo de emoçóes e de conflitos
- Redes e trabalho em parceria
V -Ética e responsabilização organizacional
-Valores e ética na prática da “gestão social”
-As "relações" de accountability nas "organizações sociais
-Modelos e mecanismos de accountability.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Helena Gomes dos Reis Amaro da Luz
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Hardina, Donna et al (2007) An empowering approach to managing social service organizations. New York: Springer
Wearing, Michael & Hughes, Mark (2013). Organizations and Management in Social Work. London:Sage
Luz, Helena (2017). Empoderamento Organizacional e Intervenção Social. In C. Albuquerque e A. Arcoverde (eds.), Serviço Social Contemporâneo-Reflexividade e Estratégia (pp. 91-114), Lisboa: Pactor
Ruela, Andreia & Albuquerque, Cristina (2016). Accountability no terceiro sector em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
Sá, Patrícia (2016). A Gestão das Organizações do Terceiro Setor. In F. Almeida (coord.) "Introdução à Gestão de Organizações" (pp. 633-649), Lisboa: Escolar Editora.
Sargeant, Adrian & Jay, Elaine (2014). Fundraising Management: Analysis, planning and practice. London: Routledge