Toxicologia Bioquímica e Biofísica

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01004651
Área Científica
Bioquímica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Bioquímica e Fisiologia.

Métodos de Ensino

Os conceitos teóricos serão, sempre que possível, introduzidos mediante a apresentação de dados experimentais (registos, tabelas e gráficos) provenientes de diversas fontes bibliográficas. Os estudantes são solicitados a interpretar os resultados apresentados e a extrair deles os fundamentos que suportam os conceitos que se pretende introduzir, complementando a informação recolhida nas aulas com consultas da literatura (livros e artigos em revistas científicas da especialidade) indicada pelo docente ou pesquisada na internet.

Resultados de Aprendizagem

A Toxicologia, na vertente bioquímica e biofísica, tem por objectivo identificar os mecanismos moleculares subjacentes à toxicidade de compostos naturais ou sintéticos. Os estudantes desenvolverão a capacidade de: sugerir testes bioquímicos para avaliação dos riscos provenientes da exposição a compostos químicos potencialmente perigosos; prever a toxicidade de um composto, atendendo às suas características físico-químicas e aos alvos moleculares afectados num dado sistema biológico; avaliar os factores que influenciam a toxicidade de um composto, tendo em consideração aspectos toxicocinéticos e toxicodinâmicos; propor ou justificar mecanismos moleculares de toxicidade e estratégias para debelar os efeitos tóxicos de uma dada substância. Dado o carácter multidisciplinar da Toxicologia, os estudantes desenvolverão ainda a capacidade de entender e aplicar conceitos e termos utilizados em diversas áreas científicas. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Relação da Toxicologia Bioquímica e Biofísica com outras áreas da Toxicologia e definição dos seus objectivos.

2. Principais formas e vias de exposição do Homem e de outros seres vivos a compostos tóxicos; bioacumulação e concentração através das cadeias alimentares.

3. Biodisponibilidade dos xenobióticos nos sistemas biológicos (absorção, distribuição, biotransformação e excreção) e parâmetros toxicocinéticos.

4. Avaliação de riscos: relações dose-resposta e índices de toxicidade. Testes de toxicidade in vivo e in vitro. Relações estrutura-actividade de vários grupos de compostos e sua relevância em Toxicologia. A epidemiologia molecular na previsão dos riscos individuais.

5. Mecanismos moleculares de toxicidade. Carcinogénese química, toxicidade produzida por xenobióticos que induzem stresse oxidativo, perturbam a bioenergética mitocondrial ou alteram as propriedades físicas membranares.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Amália da Silva Jurado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Discussão de artigos científicos : 5.0%
Trabalho de síntese: 7.5%
Exposição oral de temas no âmbito do programa da disciplina : 7.5%
Mini Testes: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

1. A Textbook of Modern Toxicology, Hodgson, E. Ed., John Wiley & Sons, 4th edition, 2010.

2.Casarett and Doull´s Essentials of Toxicology, The McGraw-Hill Companies, Inc., New York, 2nd edition, 2010.

3. Principles of Biochemical Toxicology, Timbrell, J.A., Taylor & Francis, London, 4th edition, 2009.

4. Mechanistic Toxicology: The Molecular Basis of How Chemicals Disrupt Biological Targets, Boelsterli, U.A., Taylor & Francis, London, 2nd edition, 2007.

5. Free Radicals in Biology and Medicine, Halliwell, B. and Gutteridge, J.M.C., Oxford University Press, 4th edition, 2007.