Estágio

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02042936
Área Científica
Humanidades / Artes / Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
50.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nivel C1 de Inglês

Métodos de Ensino

Orientação tutorial cuja metodologia depende do tema e da área. O processo de ensino estrutura-se sob a forma de reuniões tutoriais de acompanhamento do estágio, bem como leitura e comentário do relatório em desenvolvimento, decorrendo em iterações sucessivas de escrita e reescrita.

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver a capacidade de integração numa equipa de escrita criativa no âmbito de uma companhia de teatro, da equipa guionista de cinema ou televisão ou de equipa criativa de uma publicação em suporte impresso ou online

2. Demonstrar capacidade de utilização de materiais diferentes em situações de colaboração (literatura, registos documentais, arquivos de imagens, entrevistas, reuniões e trabalho de grupo e em equipa, etc.) para a construção de projetos criativos

3. Demonstrar contributos pessoais nas criações finais das equipas referidas, tendo em conta os objetivos fixados para a elaboração de projetos criativos

4. Ser capaz de autorreflexão e fundamentação crítica dos processos desenvolvidos pelo próprio ou pela equipa com a qual trabalhou em regime de estágio  

5. Ser capaz de antecipar a receção do público dos projetos criativos desenvolvidos na perspetiva de uma pragmática da comunicação

Estágio(s)

Não

Programa

Depende do tema e/ou da área escolhido/a pelo estudante. Os conteúdos específicos das unidades projeto/dissertação/relatório não podem ser especificados a priori independentemente das opções dos estudantes. Assim, a natureza do projeto (escrita de ficção, teatro, poesia, formas digitais, etc,) ou da dissertação (teorias de escrita criativa, teorias de processos de escrita, etc.) ou do estágio (companhia de teatro, editora de livros, companhia de produção audiovisual, etc.) implicará conteúdos programáticos diferenciados.

Docente(s) responsável(eis)

Graça Maria Constantino Nunes de Oliveira Capinha

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação incide sobre a versão final do relatório de estágio : 100.0%

Bibliografia

Além das obras que dependem da área e do tema escolhidos pelo/a estudante, serão usadas as seguintes obras de referência:

ADSIT, J. (ed.) (2018). Critical Creative Writing: Essential Readings on the Writer's Craft. Bloomsbury Academic.

CARVALHO, M. (2014). Quem disser o contrário é porque tem razão. Letras sem tretas. Guia Prático de Escrita de Ficção. Lisboa: Porto Editora.

CLARK, M. D.; Hergenrader, T.; and Rein, J. (2017). Creative Writing Innovations: Breaking Boundaries in the Classroom. London: Bloomsbury.

CLARK, M. D.; Hergenrader, T.; and Rein, J. (2015).  Creative Writing in the Digital Age: Theory, Practice, and Pedagogy. London: Bloomsbury.

HARPER, G. ed. (2013). A Companion to Creative Writing. Chichester: Wiley-Blackwell.