Biomembranas

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01004649
Área Científica
Bioquímica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Bioquímica I, Laboratórios de Bioquímica I e Laboratórios de Bioquímica II.

Métodos de Ensino

Os conceitos teóricos são maioritariamente introduzidos mediante a apresentação de dados experimentais obtidos por diferentes técnicas, permitindo diferentes abordagens do mesmo problema. Os alunos são solicitados a interpretar os resultados apresentados e a extrair deles os fundamentos que suportam os conceitos que se pretende introduzir. Para um melhor aproveitamento das aulas, são fornecidos com antecedência, em suporte electrónico, os dados experimentais (registos, tabelas e gráficos) provenientes de diversas fontes bibliográficas.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina, centralizando-se no papel das Biomembranas como um elemento-chave da arquitectura da célula, mediador da sua interacção com o meio ambiente, tem como objectivo a aquisição de conhecimentos e competências instrumentais para uma interpretação crítica de fenómenos fisiológicos e patológicos, a nível celular. Os alunos terão a oportunidade de colectar, organizar e interpretar dados experimentais, conducentes a conceitos teóricos fundamentais que os ajudarão a:
a) reconhecer a relação entre a arquitectura, as propriedades físicas e químicas e as funções desempenhadas pela membrana;
b) analisar e explicar alterações (químicas e físicas) da membrana induzidas por xenobióticos ou como resposta adaptativa sob pressão ambiental;
c) justificar estratégias de acção farmacológica tendo como alvo a membrana;
d) propor abordagens experimentais adequadas ao estudo da membrana, em termos de composição, organização estrutural dos seus componentes e propriedades físicas e funcionais.

Estágio(s)

Não

Programa

Composição química das biomembranas, correlação com a estrutura e com a função.

Bases moleculares do mesomorfismo lipídico, dependência de factores físicos e químicos. Propriedades líquido-cristalinas das membranas biológicas e dinâmica molecular dos componentes membranares, transições de fase e separação lateral de fases.

Interacções lípido-proteína; a fluidez, o desajuste hidrofóbico entre lípidos e proteínas, a curvatura intrínseca e a heterogeneidade dinâmica da membrana como factores moduladores de funções membranares.

Assimetria e heterogeneidade lateral em membranas biológicas; papel do colesterol na formação de domínios lipídicos na membrana e implicações funcionais. As jangadas lipídicas no endereçamento de lípidos e proteínas membranares em células eucarióticas, na sinalização celular e em algumas patologias.

As biomembranas como alvos de doença, envelhecimento e acção tóxica de xenobióticos.

Mecanismos moleculares de adaptação da membrana sob pressão ambiental.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Outra: 35.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

1. The Structure of Biological Membranes, Yeagle, P., CRC Press, London, 2nd ed., 2005

2. Lipid Polymorphism and Membrane Properties, Current Topics in Membranes, Vol. 44, Epand, R.M. ed., Academic Press Inc., San Diego, 1997

3. Membrane Microdomain Signaling, Lipid Rafts in Biology and Medicine, Mattson,

M.P. ed., Humana Press, N.J., 2005

4. Life - as a Matter of Fat; the Emerging Science of Lipidomics, Mouritsen, O.G., Springer-Verlag, N.Y., 2005.