Infecção e Imunidade

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01004638
Área Científica
Biologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia, Bioquímica 1 e Microbiologia Geral. Alguns textos podem ser em Inglês e necessitam de conhecimentos básicos.

Métodos de Ensino

Principalmente aulas teóricas com T/Ps em que os alunos têm de fazer uma apresentação sobre um tema e no final da disciplina uma apresentação de uma doença em forma "poster".

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa proporcionar conhecimentos essenciais sobre imunologia ao nível celular e molecular para além de conhecimentos em doenças infecciosas e os seus agentes. Os estudantes ficarão a conhecer aspectos básicos da composição do sistema imunitário e saber relacionar a sua estrutura com a função desempenhada. Ficarão também a conhecer diversos organismos responsáveis por doenças infecciosas, os mecanismos de patogenicidade, e as estratégias de defesa do hospedeiro.

Estágio(s)

Não

Programa

Barreiras físicas e químicas. Flora normal da boca, intestino e trato génito-urinário. Antibióticos que actuam na síntese da parede, na membrana celular, síntese de proteínas, transcrição de DNA e RNA. Anti virais. Resistência a antibióticos. Conceitos antigénio e anticorpo. Especificidade. Anticorpos monoclonais e poli-clonais. A estrutura de IgG, IgA, IgM, IgD e igE. Anticorpos de outros vertebrados. A resposta primária e secundária. Diversidade genética. Selecção clonal. As células do sistema imunitário. A formação de linfócitos B e T. Interações entre linfócitos e macrófagos. Hipersensibilidade imediata. Hipersensibilidade retardada. Complemento. Doença do soro e imunidade passive. Auto imunidade e deficiências imunitárias. Infecção e doença. Organismos que causam doenças infecciosas. Exotoxinas e endotoxinas vacinas e a história da vacinas. Mecanismos de patogenicidade: Conhecimento controlo de qualidade microbiológica de água, alimentos, ar e superfícies.

Docente(s) responsável(eis)

António Manuel Veríssimo Pires

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

L., Prescott; J., Harley, & D., Klein. Microbiogy. McG-Hill Pub.

 

M., Madigan; J., Martinko; J., Parker. Brock Biology of Microorganisms. Prentice Hall International, Inc.

 

ROITT, BROSTOFF & MALE. Immunology. Mosby and Saunders.