Necessidades Educativas Especiais
0
2022-2023
01019579
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Bases Biológicas do Comportamento; Psicologia do Desenvolvimento; Psicopatologia; Neuropsicologia.
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de avaliação e de intervenção; elaboração de propostas de intervenção; análise crítica de textos e DVD.
Resultados de Aprendizagem
- Compreender a diversidade, a complexidade e as características essenciais dos diferentes tipos de necessidades educativas especiais.
- Entender o enquadramento legal e a organização do atendimento dispensado a alunos com necessidades educativas especiais no nosso país.
- Caracterizar e identificar as dificuldades específicas de aprendizagem.
- Obter conhecimentos sobre métodos e técnicas de avaliação e de intervenção especificamente direccionados para as necessidades educativas especiais.
- Permitir a aproximação à realidade da prática psicopedagógica nas necessidades educativas especiais.
- Realizar avaliações psicológicas e/ou psicoeducativas numa perspectiva de identificação e/ou de desenvolvimento de intervenções individualizadas.
- Delinear e implementar intervenções ajustadas à especificidade dos casos de necessidades educativas especiais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I - Necessidades Educativas Especiais (NEE): Conceitos de Deficiência, Incapacidade e Funcionalidade. Definições, tipos e prevalência de NEE.
Módulo II - Enquadramento legal e organização do atendimento dispensado a alunos com necessidades educativas especiais.
Módulo III - Áreas Transversais da Intervenção nas NEE - Inclusão, Intervenção Precoce, Flexibilidade Curricular e Transição para a Vida Pós-Escolar
Módulo IV- Dificuldades de Aprendizagem (DA): Identificação, Caracterização e Intervenção.
Módulo V - Dificuldades Específicas de Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Identificação, caracterização e determinantes. Avaliação. Métodos reeducativos.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
Farrell, M. (2012). Educating special children. An introduction to provision for pupils with disabilities and disorders (2nd ed). New York: David Fulton.
Friend, M., & Bursuck, W. D. (2015). Including students with special needs. A practical guide for classroom teachers. Boston: Pearson.
Lerner, J. W., & Johns, B. H. (2013). Learning disabilities and related disabilities. Strategies for success (13th edition). Stamford: Cengage Learning.
Moura, O., Pereira, M., & Simões, M. R. (Eds.) (2018). Dislexia: teoria, avaliação e intervenção. Lisboa: Pactor.
Pereira, F., Crespo, A., Trindade, A. R., Cosme, A., Croca, F., Breia, G., (…) & Fernandes, R. (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Lisboa: ME/DGE.
Quigney, T. A., & Studer, J. R. (2016). Working with students with disabilities. A guide for school counselors. New York: Routledge.
Swanson, H., Harris, K. & Graham, S. (2013). Handbook of learning disabilities (2nd ed.). New York: Guilford Press.