Necessidades Educativas Especiais

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01019579
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Bases Biológicas do Comportamento; Psicologia do Desenvolvimento; Psicopatologia; Neuropsicologia.

Métodos de Ensino

Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de avaliação e de intervenção; elaboração de propostas de intervenção; análise crítica de textos e DVD.

Resultados de Aprendizagem

- Compreender a diversidade, a complexidade e as características essenciais dos diferentes tipos de necessidades educativas especiais.

- Entender o enquadramento legal e a organização do atendimento dispensado a alunos com necessidades educativas especiais no nosso país.

- Caracterizar e identificar as dificuldades específicas de aprendizagem.

- Obter conhecimentos sobre métodos e técnicas de avaliação e de intervenção especificamente direccionados para as necessidades educativas especiais.

- Permitir a aproximação à realidade da prática psicopedagógica nas necessidades educativas especiais.

- Realizar avaliações psicológicas e/ou psicoeducativas numa perspectiva de identificação e/ou de desenvolvimento de intervenções individualizadas.

- Delinear e implementar intervenções ajustadas à especificidade dos casos de necessidades educativas especiais.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I - Necessidades Educativas Especiais (NEE): Conceitos de Deficiência, Incapacidade e Funcionalidade. Definições, tipos e prevalência de NEE.

Módulo II - Enquadramento legal e organização do atendimento dispensado a alunos com necessidades educativas especiais.

Módulo III - Áreas Transversais da Intervenção nas NEE -  Inclusão, Intervenção Precoce, Flexibilidade Curricular e Transição para a Vida Pós-Escolar

Módulo IV- Dificuldades de Aprendizagem (DA): Identificação, Caracterização e Intervenção.

Módulo V - Dificuldades Específicas de Aprendizagem da Leitura e da Escrita:  Identificação, caracterização e determinantes. Avaliação. Métodos reeducativos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

Farrell, M. (2012). Educating special children. An introduction to provision for pupils with disabilities and disorders (2nd ed). New York: David Fulton.

Friend, M., & Bursuck, W. D. (2015). Including students with special needs. A practical guide for classroom teachers. Boston: Pearson.

Lerner, J. W., & Johns, B. H. (2013). Learning disabilities and related disabilities. Strategies for success (13th edition). Stamford: Cengage Learning.

 Moura, O., Pereira, M., & Simões, M. R. (Eds.) (2018). Dislexia: teoria, avaliação e intervenção. Lisboa: Pactor.

Pereira, F., Crespo, A., Trindade, A. R., Cosme, A., Croca, F., Breia, G., (…) & Fernandes, R. (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Lisboa: ME/DGE.

Quigney, T. A., & Studer, J. R. (2016). Working with students with disabilities. A guide for school counselors. New York: Routledge.

Swanson, H., Harris, K. & Graham, S. (2013). Handbook of learning disabilities (2nd ed.). New York: Guilford Press.