Laboratórios de Fisiologia e Biofísica Celular

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01004591
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Frequência prévia das seguintes Unidades Curriculares: Introdução ao Laboratório de Bioquímica, Laboratórios de Bioquímica Analítica, Laboratórios de Bioquímica Inorgânica, Bioquímica de proteínas, ácidos nucleico e lípidos, Fundamentos de Fisiologia, Física Geral, Métodos Estatísticos, Bioquímica do Metabolismo. Bons conhecimentos de língua inglesa escrita, dado que toda a bibliografia, desde os livros de texto aos artigos científicos necessários para a preparação dos trabalhos, é fornecida em língua inglesa.

Métodos de Ensino

Protocolos sucintos com bibliografia são fornecidos para preparação prévia. Os alunos trabalham em grupos, autonomamente mas sob supervisão. No início da aula é feita uma abordagem à técnica e cada grupo discute a estratégia experimental preparada.

Durante as aulas os alunos são chamados a interpretar os resultados, de forma a corrigir trajectórias e evitar artefactos, sendo ajustados os procedimentos laboratoriais. No final da aula são discutidos os métodos de análise, que será feita fora do tempo lectivo. Os alunos apresentam e discutem os resultados e as análises efectuadas em aulas TP.

Resultados de Aprendizagem

Aprendizagem de técnicas laboratoriais fundamentais para o estudo da fisiologia e biofísica das células.

Aprendizagem de estratégias experimentais para interferir com a função celular, designadamente ao nível de consumo ou produção de O2, potencial de membrana, permeabilidades membranares, sistemas de segundos mensageiros e secreção exocitótica. A prossecução destas estratégias é essencial para que o aluno clarifique conceitos teóricos essenciais de biofísica e fisiologia celular.

Pretende-se ainda que o aluno:

1) desenvolva capacidades de planificação, organização e raciocínio crítico no laboratório, com vista à resolução de problemas e à adaptação a novas situações;

2) desenvolva competências de trabalho em grupo e preocupação com a qualidade e a ética na experimentação;

3) desenvolva capacidades de processamento, análise crítica e apresentação de dados experimentais.

Estágio(s)

Não

Programa

Isolamento de células animais e fraccionamento subcelular de tecidos vegetais com quantificação e determinação de viabilidade, utilizando técnicas de dissecção, homogeneização, centrifugação diferencial, contagem de células e quantificação de proteína (fotometria).

Bioenergética mitocondrial e cloroplastidial por medição do consumo ou produção de O2 com recurso a eléctrodos de Clark, e determinações do potencial transmembranar.

Estudos da homeostasia do pH intracelular (pHi) por monitorização contínua do pHi, utilizando indicadores fluorescentes.

Regulação do potencial de membrana (p.m.) por monitorização contínua do p.m., utilizando eléctrodos selectivos a tetrafenilfosfónio.

Estudos de neurosecreção por monitorização contínua de correntes amperométricas, utilizando eléctrodos de carbono vítreo.

Calibração e processamento dos dados. Análise crítica das respostas celulares e integração com a fisiologia das células em estudo.

Apresentação oral, discussão e avaliação pelos pares.

Docente(s) responsável(eis)

Rosa Maria Moreira Alves dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentações orais: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

J. Graham, D. Rickwood (1997) Subcellular Fractionation: A Pratical Approach, 1st ed.,  Oxford University Press.

D. Rickwood (1993) Preparative Centrifugation: A Pratical Approach, 1st ed., Oxford University Press

D.G. Nicholls and S. Ferguson (2002) Bioenergetics,3rd ed., Academic Press

J. Hau, and G.L. Van Hoosier (2002) Handbook of Laboratory Animal Science–Essential Principles and Practices. 2nd ed., CRC Press

N. Sperelakis (2012) Cell physiology source book: essentials of membrane biophysics. 4th ed., N. Sperelakis (ed.), Academic Press.

D.J. Aidley (1998) The The physiology of excitable cells. 4th ed., Cambridge University Press

D.L. Nelson and M.M. Cox (2013) Lehninger Principles of Biochemistry, 6th ed., W.H. Freeman