Conversação em Francês, nível Elementar

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02042919
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Francês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas práticas, onde serão desenvolvidos exercícios de role-playing, assim como exercícios aptos a fomentar a comunicação, nomeadamente o debate entre estudantes. Para esse efeito, será fornecido todo o material teórico e lexical necessário ao desenvolvimento das competências comunicativas. Dar-se-á, ainda, particular atenção à pronúncia e às construções sintáticas orais.

A componente gramatical será abordada de acordo com as necessidades de comunicação, através da realização de exercícios de revisão/aplicação.

Resultados de Aprendizagem

No final do curso, os/as estudantes deverão atingir competências correspondentes ao nível B1.1 do QECRL, sendo capazes de:

a) compreender os pontos essenciais quando a linguagem padrão utilizada é clara, tratando-se de aspetos familiares em contextos de: trabalho, escola, tempos livres, etc.

b) participar na maior parte das situações que podem ocorrer em viagem, numa região onde a língua alvo é falada.

c) organizar um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares, em diferentes domínios de interesse.

d) relatar acontecimentos, experiências ou um sonho, expressar um desejo ou uma ambição e justificar, de forma breve, as razões de um projeto ou de uma ideia.

Estágio(s)

Não

Programa

- Descrever um lugar, compará-lo

- Situar-se e situar-se no espaço

 

- Pedir informações precisas

- Exprimir uma quantidade exata ou conhecida

 

- Conversar com alguém, falar de alguém

- Convidar alguém

 

- Contar as suas férias

- Reclamar

 

- Contar uma história de vida

- Situar a sua narrativa no tempo

  

- Lamentar-se, arrepender-se

- Exprimir uma hipótese

 

- Dar seu ponto de vista, convencer

- Convencer e justificar-se

 

- Falar a respeito de obrigações

- Desaconselhar

 

- Analisar os eventos

- Expor um facto

Docente(s) responsável(eis)

Bruna Isabel Joaquim Plácido

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua com base num conjunto de atividades propostas aos/às estudantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem.: 100.0%

Bibliografia

Lefigaro.fr

Lemonde.fr

Slate.fr

Tv5monde.com

Vocabulaire Progressif du Français – Niveau Intermédiaire. CLE International

Vocabulaire Progressif du Français – Niveau Avancé. CLE International