Projeto de Escrita
2
2021-2022
02042893
Humanidades / Artes / Ciências da Comunicação
Português
Presencial
50.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Orientação tutorial cuja metodologia depende do tema e da área. O processo de ensino estrutura-se sob a forma de leitura e comentário do projeto em desenvolvimento, decorrendo em iterações sucessivas de escrita e reescrita. A avaliação baseia-se na apresentação e discussão pública do projeto de escrita. Os objetivos definidos para unidade curricular serão critérios de avaliação do projeto de escrita.
Resultados de Aprendizagem
1. Demonstrar capacidade de invenção de mundos verbais, de caracterização de personagens, de construção de situações e conflitos, de evocação de emoções e experiências, de rigor descritivo e analítico, de montagem e desmontagem de discursos, consoante a natureza do projeto
2. Adequar estratégias de representação e da sua forma material às situações ficcionais, não-ficcionais, dramáticas ou poéticas, consoante a natureza do projeto
3. Demonstrar complexidade construtiva na estrutura do texto, tendo em conta o género textual
4. Ser capaz de explorar criticamente as convenções, tendo em conta o género textual
6. Ser capaz de incorporar dispositivos técnicos para interpelar e afetar o leitor
7. Explorar criativamente o potencial das ferramentas e das plataformas, no caso de projetos de escrita digital
8. Demonstrar originalidade na exploração integrada dos objetivos referidos
9. Demonstrar reflexividade na consciência crítica da linguagem e dos géneros textuais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Dependentes do tema e/ou da área escolhido/a pelo estudante. Os conteúdos específicos das unidades projeto/dissertação/relatório não podem ser especificados a priori independentemente das opções dos estudantes. Assim, a natureza do projeto (escrita de ficção, teatro, poesia, formas digitais, etc,) ou da dissertação (teorias de escrita criativa, teorias de processos de escrita, etc.) ou do estágio (companhia de teatro, editora de livros, companhia de produção audiovisual, etc.) implicará conteúdos programáticos diferenciados.
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação baseia-se na apresentação e discussão pública do projeto de escrita: 100.0%
Bibliografia
Além das obras que dependem da área e do tema escolhidos pelo/a estudante, serão usadas as seguintes obras de referência / Besides those works that will
depend on the students' choice of area and topic, the following reference works will be used:
ADSIT, J. (ed.) (2018). Critical Creative Writing: Essential Readings on the Writer's Craft. Bloomsbury Academic.
CARVALHO, M. (2014). Quem disser o contrário é porque tem razão. Letras sem tretas. Guia Prático de Escrita de Ficção. Lisboa: Porto Editora.
CLARK, M. D.; Hergenrader, T.; and Rein, J. (2017). Creative Writing Innovations: Breaking Boundaries in the Classroom. London: Bloomsbury.
CLARK, M. D.; Hergenrader, T.; and Rein, J. (2015). Creative Writing in the Digital Age: Theory, Practice, and Pedagogy. London: Bloomsbury.
HARPER, G. ed. (2013). A Companion to Creative Writing. Chichester: Wiley-Blackwell.